sábado, 27 de abril de 2024
Produção industrial goiana é a que mais cresce neste ano

Produção industrial goiana é a que mais cresce neste ano

A produção industrial goiana cresceu 2,5% no período de janeiro a setembro deste ano, registrando o melhor desempenho do país, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM- Regional), divulgada nesta terça-feira (10/11) pelo IBGE. Na passagem de agosto para setembro, a indústria avançou 0,4% atingindo o melhor patamar dos últimos 11 meses. Na comparação […]

10 de novembro de 2020

A produção industrial goiana cresceu 2,5% no período de janeiro a setembro deste ano, registrando o melhor desempenho do país, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM- Regional), divulgada nesta terça-feira (10/11) pelo IBGE. Na passagem de agosto para setembro, a indústria avançou 0,4% atingindo o melhor patamar dos últimos 11 meses.

Na comparação com setembro de 2019, a produção industrial cresceu 5,3%, quinta taxa positiva, indicando novamente que, mesmo com a pandemia, a indústria goiana teve o mês de setembro de 2020 melhor que o
mesmo mês do ano passado. A alta se deu principalmente pela fabricação de produtos químicos (19,2%), minerais não-metálicos (17,2%), alimentícios (11,9%), farmoquímicos e farmacêuticos (11%).

A produção industrial brasileira cresceu 2,6% na passagem de agosto para setembro. Foi a quinta alta consecutiva, levando o setor a recuperar completamente as perdas acumuladas entre março e abril com os efeitos do coronavírus. Com altas em 11 dos 15 locais pesquisados entre agosto e setembro, o setor industrial vem ampliando o retorno à produção, após as paralisações devido à pandemia de Covid 19.

Nove estados recuperaram em setembro o patamar de produção pré-pandemia: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.


São Paulo, estado com o maior peso na indústria, teve também o principal impacto positivo no índice nacional do mês (2,6%). Já o Paraná, com alta de 7,7%, apresentou o maior resultado em magnitude e o segundo impacto positivo no índice. Por outro lado, com queda de 3,1%, o Rio de Janeiro foi o principal impacto negativo na indústria nacional. Pernambuco, que havia recuperado as perdas da pandemia em agosto, teve queda de 1,3% na produção de setembro, ficando 0,3% abaixo do patamar de fevereiro.


Em relação a setembro de 2019, a alta de 3,4% da produção industrial nacional foi acompanhada por 12 dos 15 locais pesquisados. “Este é o primeiro resultado positivo após dez meses de quedas, desde novembro de 2019”, ressalta Almeida.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.