sábado, 4 de maio de 2024
Futuro aeródromo de Aparecida poderá receber voos comerciais

Futuro aeródromo de Aparecida poderá receber voos comerciais

O governo Bolsonaro deve liberar voos comerciais em aeroportos totalmente privados, o que pode favorecer o aeroporto executivo que está em construção em Aparecida de Goiânia.

4 de novembro de 2021

A pista de pouso e decolagens do aeródromo em Aparecida de Goiânia contará com 1.800 metros de extensão

Está nos planos do governo federal editar ainda este ano um decreto para liberar voos comerciais em aeroportos totalmente privados. A informação é do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, ao Valor Econômico. A mudança nas regras abre a perspectiva do aeroporto executivo que está sendo construído em Aparecida de Goiânia receber também voos comerciais.

Hoje, aeroportos particulares podem operar somente voos executivos. Apenas aeródromos públicos – da União, de Estados ou municípios – podem receber operações comerciais. Isso abrange as unidades administradas pela Infraero e por concessionárias.

O secretário de Aviação Civil diz que a mudança será em duas etapas. Primeiro, serão liberados voos fretados (de passageiros ou de cargas), voos alternados (quando há necessidade da aeronave buscar outro local para pousar devido a condições metereológicas adversas) e voos subregionais (aeronaves com até 19 assentos). Na segunda etapa, prevista para 2025, os aeroportos particulares seriam autorizados a receber operações comerciais das grandes companhias aéreas.

Batizado de Antares, o aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia teve a pedra fundamental lançada no dia 19 de outubro. O empreendimento é voltado para aviação executiva, manutenção e operações logísticas e fica numa área de 209 hectares. Ao todo, serão 2,096 milhões m² de área total, dos quais cerca de 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 lotes com metragens entre 1.000 m² e 1.500 m².

A construção será dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega para 2024, com investimento total de R$ 100 milhões. A pista de pouso e decolagens contará com 1.800 metros de extensão por 30 de largura, capaz de receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores e até jatos do porte de um Gulfstream 650.

Conteúdo produzido em parceria com o portal ENTRELINHAS GOIÁS.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.