terça-feira, 30 de abril de 2024
15 negócios para abrir em casa e com pouco dinheiro

15 negócios para abrir em casa e com pouco dinheiro

Um dos segmentos que mais crescem no Brasil é o home based, ou seja: ter o negócio em casa. Embora isto não signifique menor comprometimento e dedicação do empresário.

3 de setembro de 2022

Produzir alimentos congelados ou marmitas é uma boa opção para montar o negócio em casa

O empreendedorismo está em alta em Goiás, que tem registrado recorde na abertura de novos negócios neste ano. Um dos segmentos que mais crescem no Brasil é o home based, ou seja: ter o negócio em casa. Embora isto não signifique menor comprometimento e dedicação do empresário. Especialistas recomendam, neste caso, planejar muito bem o tipo de negócio que se pretende abrir, conhecer o público-alvo e a concorrência, controlar os custos e conhecer bem a cobrança de tributos. E, principalmente: planejamento.

Para quem pensa em abrir o negócio na própria residência, é preciso separar as atividades pessoais do negócio, definir um espaço adequado de trabalho, estabelecer rotina e horários, gerenciar o tempo e ter metas. Outra questão a ser levada em conta é se sua residência está preparada e pode receber clientes e fornecedores, se for o caso. Além de avaliar a necessidade de espaço para formar estoque.

O EMPREENDER EM GOIÁS avaliou com especialistas alguns tipos de negócios que demandam espaço menor e baixo custo de investimento. Ou seja: que sejam ideais para se montar na sua casa. Confira:

1) Comida congelada

Muito bom para quem tem talentos culinários e quer um negócio para abrir em casa. É possível aproveitar aqueles nichos que estão em alta, como é o caso da alimentação saudável, por exemplo. O ideal é escolher um segmento do mercado a ser atendido (famílias, solteiros, empresas, etc), avaliar possibilidade de congelamento em casa e os melhores meios de entrega aos clientes.

2) Empresa de marmitas

O segredo é oferecer algo simples, prático e acessível. Apesar da grande concorrência, é sempre possível inovar, agregar valor e buscar algum diferencial.

3) Produção de conservas

Você pode fabricar para revenda ou sob encomenda, sendo uma boa opção de negócio para abrir em casa. O fator positivo desse tipo de fabricação é que estes produtos contam com durabilidade maior e, por ser algo caseiro, acabam atraindo mais clientes, devido à sua composição com menos conservantes artificiais. Existem diversos tutoriais bem didáticos na internet que ensinam como produzir os produtos. Cabe destacar que apresentação do produto e higiene são fatores fundamentais neste negócio, sendo necessário utilizar potes de vidro e devidamente esterilizados.

4) Decoração de bolos

A decoração de bolos é outro segmento que só cresce no Brasil e é uma das formas de empreender em casa. Vários profissionais de confeitaria têm se especializado na decoração de bolos, com detalhes cada vez mais sofisticados. É possível encontrar diversas opções de decoração, inclusive com caracterizações que impressionam pelo realismo. Muitas pessoas trabalham de forma autônoma ou como prestadores de serviço para famosas redes de confeitaria, ou em pequenos negócios como autônomo.

5) Kits para festa

Bolos decorados, tortas, docinhos, salgadinhos e lanchinhos: aquele combo clássico que tem em toda festinha pode ser uma boa opção para empreender em casa. Você pode utilizar aplicativos de delivery, entregar por conta própria ou permitir que a pessoa retire o pedido no local (se for o caso).

6) Consultório de nutrição

Elaborar cardápios e indicar dietas adequadas para seus pacientes faz parte da rotina de um nutricionista. Este profissional pode ser requisitado por pacientes, ser indicado por médicos, ou procurado também por empresas em busca de consultoria para seus refeitórios ou produtos alimentícios. Uma outra boa opção para prospectar mais clientes é anunciar os serviços nas redes sociais, inclusive criando conteúdos informativos e promovendo mais interação com os seguidores.

7) Agência de viagens

Nesta opção de negócio, o foco é a organização e compra de roteiros de viagem, indicando a melhor opção de turismo para os seus clientes, em que muitos buscam hoje um serviço diferenciado, fora do padrão das agências de viagens. Exemplos: casais em lua de mel, formandos, datas especiais (como aniversários), turistas idosos, grupos de adolescentes, etc. O serviço pode ser realizado de forma autônoma ou como representante de uma empresa do setor.

8) Serviço online

Se você tem formação que te permite prestar serviços online – como contabilidade, design, comunicação, marketing, psicologia, entre outros –, pode abrir sua empresa voltada a este nicho de atuação. Com ferramentas cada vez mais populares de reuniões por vídeo, por exemplo, você pode atender os clientes de onde estiver e entregar os trabalhos e serviços via internet.

Professores podem dar aulas online para diferentes públicos

9) Aulas online

Professores podem dar aulas online para diferentes públicos, desde idiomas até sessões de reforço escolar. Há a possibilidade de criar grupos de alunos ou lecionar de maneira individualizada. Também podem escolher entre vender aulas ao vivo ou gravadas.

10) Design gráfico

Para os profissionais da área, é possível ganhar dinheiro vendendo materiais gráficos, como logos e banners, por meio da internet.

11) Design de joias e bijuterias

O desenvolvimento e fabricação de peças de bijuteria é uma chance promissora de empreender em casa. As criações podem ser vendidas tanto pela internet quanto diretamente para conhecidos, lojas, noivas etc. Neste segmento, alguns dos objetos mais vendidos são: anéis, pulseiras, correntes, arcos, brincos, entre outros. Além disso, vale a pena estudar o mercado e apostar nas tendências previstas para cada ano, conquistando ainda mais clientes.

12) Produtos aromáticos

Produtos aromáticos são ótimos presentes para amigos ou familiares. As pessoas têm comprado esses produtos para suas casas, não pensando apenas nos aromas que eles proporcionam mas, também, na decoração do ambiente. Assim, um bom exemplo são as velas de diferentes formatos e cores, que dão mais vida aos cômodos. É possível atuar a partir de uma pequena estrutura em casa e vender para lojas ou pela internet.

13) Secretariado remoto

Um dos negócios para abrir em casa que tem ganhado bastante destaque é o de secretariado remoto. Não precisa ter vínculo empregatício com nenhuma empresa para exercer a função, trabalhando de maneira independente e para diversos clientes de uma vez. O serviço é muito requisitado por pequenas e médias empresas e profissionais autônomos, e inclui desde a prospecção de novos clientes e agendamento de reuniões, até a transferência de ligações, como se estivesse no mesmo local de quem a contratou.

14) Consultoria para noivas

O casamento é uma data importante para os casais, na qual os dois querem que o evento seja o mais perfeito possível, começando pela preparação da noiva. Nada melhor do que contar com um profissional que tenha experiência nesse segmento, que vai auxiliar nessa decisão, diante de tantas opções disponíveis no mercado. Você pode oferecer suporte cerimonial, escolha de fornecedores, decoração e cardápio. Quanto mais completo for seu trabalho, mais chances de conquistar novos clientes você terá.

15) Consultorias técnicas

Nesse tipo de negócio, não é necessário possuir um ponto comercial. Acaba sendo indiferente para o cliente você ter um escritório em casa ou em outro lugar, já que é costumeiro que o empreendedor faça consultas no local pedido pelo contratante. Você pode investir em um site próprio para construir credibilidade em vez de investir muito mais em um ponto, por exemplo.

Saiba também: Franquias crescem em Goiás e somam 5,5 mil lojas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “15 negócios para abrir em casa e com pouco dinheiro”

  1. Anna disse:

    Amei suas ideias, mas gostei mais da produção de conserva. O difícil é aprender fazer, tem curso que ensina?