domingo, 5 de maio de 2024
Vendas do varejo goiano têm (lenta) recuperação

Vendas do varejo goiano têm (lenta) recuperação

Vendas do varejo goiano cresceram pouco em julho, mas ainda estão menores que as do ano passado

14 de setembro de 2022

Comercio goiano espera crescimento maior das vendas no final de ano

As vendas do varejo goiano crescem, mas de forma bem gradual. Subiram 0,7% em julho em relação a junho deste ano. Isto coloca o Estado entre as sete das 27 unidades da Federação que registraram resultado positivo no período. As informações são do IBGE.

Mas, ao comparar as vendas do comércio goiano com as do mesmo mês do ano passado, houve queda 5,5%. Já no acumulado do ano ainda há recuo (de 0,7%) e, no acumulado de 12 meses, retração de 3,3%.

No comércio brasileiro, o volume de vendas caiu 0,8% em julho frente a junho deste ano. No acumulado no ano apresenta pequeno crescimento de 0,4% e o nos últimos 12 meses, ainda tem recuo de 1,8% (saiba mais aqui).

Otimismo moderado

Entretanto, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), Cristiano Caixeta, ressaltou que a pesquisa do IBGE mostra que as receitas do comércio goiano cresceram 7,2% em julho, em comparação com junho. Segundo ele, o resultado ajuda a neutralizar os impactos da queda de 5,5% nas vendas neste período, de julho de 2021 a julho de 2022.

“É o momento, de fato, da recuperação do comércio após os dias mais complicados da pandemia. Mesmo com algumas oscilações entre um resultado e outro, a conjuntura aponta para a retomada do comércio, que deve se concretizar com as vendas esperadas neste fim de ano”, frisou.

Apesar das quedas em julho, o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, mantém altas de 3,7% e de 3,9% nos acumulados no ano e em 12 meses, respectivamente. Contudo, o volume de vendas fechou o mês de julho de 2022 com queda de 0,9% frente a junho e de 2,3% quando comparado com o mesmo mês de 2021.

Saiba mais: Pandemia não fez o comércio goiano diminuir

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.