sábado, 4 de maio de 2024
Consumidores querem gastar mais na Black Friday

Consumidores querem gastar mais na Black Friday

Uma das razões é o aumento da confiança da classe C, cuja intenção de compra aumentou 32% em relação a 2021, mostra pesquisa

1 de outubro de 2022

Número maior de consumidores pretende ir às compras na Black Friday deste ano

Os consumidores brasileiros querem gastar mais na Black Friday deste ano. É o que revela a pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos. Ela mostra que um número maior de consumidores pretende ir às compras durante na tradicional data de promoções que antecede o Natal. Além disto, estão dispostos a comprar mais. Ou seja: é um indicativo para os comerciantes se prepararem melhor para a data promocional, realizada na última semana de novembro (dia 25 é a data exata).

Entre os 1 mil entrevistados na pesquisa, 71% declarou que pretende comprar nesta Black Friday, alta de 16 pontos percentuais (ou 29% de crescimento) em relação a 2021. Uma das razões é o aumento da confiança da classe C, cuja intenção de compra aumentou 32% em relação a 2021, enquanto na classe A e B o aumento foi de 23%.

A pesquisa foi apresentada no evento Black Friday Connections Store, realizado em São Paulo. Mostra que, em média, cada consumidor pretende adquirir produtos de 5 categorias neste ano. No ano passado, a média era de 4,2 categorias por pessoa. Roupas e acessórios estão no topo da lista de desejos, com quase metade (47%) das pessoas declarando que vão comprar produtos desta categoria.

Mais populares

Entre as mais populares, é possível encontrar também livros e itens de papelaria — em 2022, a intenção de compra saltou de 31% para 43%. Isto sinaliza que a Black Friday deve ser usada para antecipar as compras de material escolar. Em terceiro lugar, estão os calçados, cuja intenção de compra mais que dobrou (era de 17% em 2021 e saltou para 38% neste ano).

Sempre em alta na Black Friday, os celulares aparecem em quarto no ranking de intenção de compra. Aliás, apresentaram pequena alta neste ano, saindo de 34% para 36% do total de entrevistados. Em quinto lugar, está o interesse por eletroportáteis, cuja intenção de compra era de 18% em 2021 e passou a 33% em 2022. Isto mostra que o brasileiro quer estar com a casa equipada para receber os amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo e festas de final de ano, como Natal e Ano-Novo.

De acordo com a pesquisa do Google e da Ipsos, 88% dos consumidores acreditam que sua capacidade financeira de comprar produtos continuará igual ou deve melhorar até o final do ano, enquanto apenas 11% acreditam que sua situação financeira vai piorar. Ao mesmo tempo, 89% pretendem comprar algo para si na Black Friday.

A pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos foi realizada no mês de agosto por meio de um painel on-line com mil brasileiros conectados, das classes A, B e C e residentes em todo o Brasil.

Saiba mais: Consumo das classes C e D cresce em Goiás

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.