domingo, 28 de abril de 2024
Dicas: 5 livros para melhorar o seu e-commerce

Dicas: 5 livros para melhorar o seu e-commerce

Especialista indica cinco livros para quem quer se aprofundar nas vendas pela internet. Confira.

24 de dezembro de 2022

As compras realizadas online nunca foram tão populares em todo o mundo – e, mais especificamente, no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão de faturamento do e-commerce brasileiro em 2022 é de R$ 169,5 bilhões. Um crescimento de 19% em relação ao ano passado.

Além disso, a projeção é que o setor apresente uma expansão ainda mais robusta nos próximos anos, com um crescimento de cerca de 20% ao ano entre 2022 e 2025. Será uma elevação maior que a expectativa para a média mundial (11%) e para países como Japão e Estados Unidos (14%).

“Foi um ano positivo, de crescimento acelerado, acompanhado por diversas inovações e novas tendências. As projeções continuam positivas para o setor e varejistas iniciantes e veteranos devem se inteirar das movimentações de mercado. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros”, aponta Eric Vieira, do Grupo FCamara.

Pensando nisso, o especialista indica cinco livros para quem quer se aprofundar no tema e colher algumas dicas. Confira:

E-commerce: conceitos, implementação e gestão – por Nara Stefano e Izabel Cristina Zattar

Neste livro, as autoras refletem sobre as vantagens e os desafios do e-commerce. Ajudam o leitor a dominar conceitos, estratégias e ferramentas que fazem parte desse universo para assim conhecer melhor o funcionamento das tecnologias envolvidas na área.

Crie seu mercado no mundo digital — por Bruno de Oliveira

Viver em uma era completamente digital requer implementar negócios no mundo digital também. O autor compartilha passo a passo como empreendedores que têm negócio físico ou estão planejando seu primeiro negócio podem desenvolver sua estratégia online. E terem êxito com um e-commerce.

A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon — por Brad Stone

O jornalista Brad Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Jeff Bezos, fundador da empresa. Tudo para se aprofundar no universo do gigante do comércio on-line, que revolucionou a forma de ler e de comprar.

O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – por Michael Solomon

Em sua 11ª edição, o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o comportamento dos clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que esse comportamento vai muito além do ato de comprar. Nas palavras do autor, “Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Em sua obra abrangente, Solomon aborda consumo virtual e observa que o marketing eletrônico aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e pela distância.

Vendas + Operação no E-commerce: Um olho no peixe e outro no gato

Escrito por Rodrigo Maruxo e Samuel Gonsales, a obra relata vários cases nacionais e esmiúça detalhamento tático. Busca responder como desenvolver um modelo de negócio que transita de forma segura pela transformação digital, como equilibrar as estratégias de vendas, sem perder de vista a eficiência operacional, dentre outras questões comuns à agenda de executivos. O livro compila mais de 40 anos de experiência dos autores desenvolvendo estratégias de negócios em empresas como Mormaii, Netshoes, Amaro, Electrolux, Riachuelo, OQVestir e Suvinil.

Leia também: Seis dicas para lojistas evitarem golpes na internet

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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