segunda-feira, 6 de maio de 2024
Aparecida deve ganhar novo polo empresarial

Aparecida deve ganhar novo polo empresarial

Governo de Goiás e prefeitura avançam para viabilizarem a construção de um novo complexo empresarial na cidade, no lugar onde fica hoje o semiaberto.

21 de março de 2023

Aparecida de Goiânia conta atualmente com 8 polos empresariais

Representantes do governo de Goiás e da prefeitura de Aparecida de Goiânia avançam nas tratativas para a implantação de mais um polo empresarial na cidade. O prefeito Vilmar Mariano e o secretário estadual Pedro Sales (Infraestrutura) trataram nesta terça-feira (21/3) sobre a construção do polo em uma área de 2,1 milhões de metros quadrados, próximo ao Parque Industrial Vice-presidente José Alencar.

Para isto, a Colônia Agroindustrial de Regime Semiaberto será transferida para as proximidades do Complexo Prisional de Aparecida, conforme já definido nas primeiras reuniões entre o Estado e a prefeitura. O deslocamento do Semiaberto é uma reivindicação antiga de Aparecida de Goiânia.

A implantação do polo será feita pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego), que também vai lotear o terreno e definir os incentivos para instalação das empresas. “Já avançamos desde quando foi definido que o polo seria implantado. Agora, estamos adequando situações técnicas para que possamos iniciar e concluir o projeto”, disse o prefeito Vilmar. Após entendimento sobre questões técnicas entre prefeitura e estado, será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Lotes

Serão instaladas 359 lotes de diferentes tamanhos. Segundo a Codego, os empreendedores deverão comprovar capacidade de investimento e projetar a quantidade de empregos que serão gerados para posteriormente receber subsídios públicos. Os empreendedores deverão construir em ao menos 33% do respectivo lote e ainda obedecer aos prazos regimentais para iniciar a construção de seus prédios. Cerca de 80 empresas já manifestaram interesse de investirem no futuro polo.

Aparecida de Goiânia já possui oito polos empresariais, sendo três deles privados. E mais outros três devem ser construídos pela iniciativa privada. Os cinco polos públicos já abrigam mais de 450 empresas. Para se ter uma ideia, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) tem cerca de 150 empresas, mas uma nova expansão do local, anunciada no ano passado pelo governo de Goiás, deve dobrar este quantitativo. Ainda assim, terá menos empresas que os polos empresariais de Aparecida de Goiânia.

Leia também: Caiado diz que indústrias de Aparecida vão faturar R$ 8 bilhões

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.