quarta-feira, 1 de maio de 2024
GreenYellow vai construir mega usina solar em Goiás

GreenYellow vai construir mega usina solar em Goiás

O Estado foi escolhido para ser o local do primeiro teste da multinacional francesa com geração de energia solar em larga escala no Brasil.

29 de março de 2023

A GreenYellow ainda estuda a área onde vai investir para construir seu grande projeto em Goiás

A multinacional francesa GreenYellow confirmou projeto de construir uma mega usina solar em Goiás. O Estado foi escolhido para ser o local do primeiro teste da empresa com geração de energia solar em larga escala. A companhia ainda não divulgou os detalhes sobre a instalação da usina solar em Goiás. Mas, deverá ser em tetos solares ou terrenos para a produção de grande porte à um número maior de clientes. A previsão é estar pronta até o fim de 2024.

O presidente da multinacional no Brasil, Marcelo Xavier, afirma que a GreenYellow ainda estuda sobre a área onde vai implantar o projeto. Diz ainda que a empresa possui R$ 500 milhões para serem investidos este ano, sendo a maior parte para a instalação da usina em Goiás.

A GreenYellow já possui usinas de energia solar em Padre Bernardo e Planaltina de Goiás. Por enquanto, focada no atendimento de clientes no Estado, na chamada Geração Distribuída. Mas, a francesa decidiu abrir novas frentes de negócio e anunciou a entrada nos mercados de armazenamento de energia e mobilidade elétrica. Marcelo Xavier ressalta que este é o teste que fará no Brasil, nesta nova estratégia da empresa com a usina que ficará em Goiás.

O foco será em autoprodução no mercado livre de energia. Onde os parceiros da multinacional passam a deter uma participação acionária na produção do empreendimento, e soluções de geração local.

Energia limpa

A multinacional foi fundada em 2007, sediada na cidade francesa de Saint Etienne. E atua na geração e distribuição de energia limpa no Brasil desde 2013. Segundo Xavier, visto que o mercado brasileiro de energia solar conta com rápido desenvolvimento, a empresa planeja entrar no setor de geração centralizada. A companhia já conta com a outorga de mais de 140 MWp para usinas solares nessa modalidade.

No ano passado a GreenYellow teve crescimento de 23% no Brasil e registrou R$ 374 milhões de receita. “Tendo em vista o rápido desenvolvimento do mercado de solar no Brasil, estamos planejando a entrada, num curto prazo, no segmento de geração centralizada. Já temos a outorga de mais de 140 MWp para fazendas fotovoltaicas nessa modalidade”, afirma Marcelo Xavier.

A empresa dará foco aos negócios junto aos segmentos de varejo, metais e mineração, logística, prédios comerciais e edifícios. “No ano passado, fechamos importante contrato com o Assaí Atacadista para o fornecimento de 90 eletropostos em 13 estados do Brasil”, diz o presidente. Aliás, o ano de 2022 foi chave para a GreenYellow. Seu controle acionário mudou de mãos – do Grupo Casino para a Ardian. Além disso, a companhia desbravou novos mercados, consolidando-se, ainda, nos segmentos de geração solar, eficiência energética e na oferta de serviços de energia.

Saiba mais: Goiás é o quinto Estado em produção de energia solar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “GreenYellow vai construir mega usina solar em Goiás”

  1. Helenir Serabion Cobra disse:

    Muito bom.temos a cidade de Buriti Alegre, onde poderá ser colocada essas placas de captação solar,para gerar energia limpa.pois temos vários terrenos granf3s e planos para esse feito.sucessos