quinta-feira, 2 de maio de 2024
Como comprar e pagar pelo WhatsApp

Como comprar e pagar pelo WhatsApp

Os usuários no Brasil podem comprar produtos e serviços diretamente pelo aplicativo, que aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.

11 de abril de 2023

O aplicativo de mensagens WhatsApp, da empresa Meta, anunciou que a partir desta terça-feira (11/4) os usuários no Brasil podem comprar produtos e serviços como roupas e até comida diretamente pelo aplicativo. Para efetuar os pagamentos diretamente pelo WhatsApp, será preciso que o usuário registre seus dados bancários no aplicativo, segundo comunicado da empresa.

O serviço de pagamentos estava esperando apenas o aval regulatório do Banco Central, que foi concedido em março deste ano. A ferramenta não será um competidora do Pix, ao menos é o que afirma Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina à Reuters. Para ele, o “pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix”, e o aplicativo pretende incluir a modalidade de pagamento do BC futuramente a seu sistema. De início, o WhatsApp aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.

Na prática

A princípio, os pagamentos serão focados em pequenos comerciantes, como lojas menores ou empreendedores, e terá implementação gradual, de acordo com o comunicado. Por esse motivo, a venda estará disponível apenas para alguns empreendimentos que usam o WhatsApp Business, a versão do aplicativo voltada para negócios e empreendimentos.

Para comprar ou receber pelo WhatsApp, será preciso fazer o cadastro de dados bancários na seção de “pagamentos” do aplicativo. Neste estágio inicial, o aplicativo permite o cadastro de cerca de 15 bancos. Depois de cadastrado, o pagamento em si pode ser realizado no próprio chat com a empresa, segundo a Meta.  Sobre a segurança da modalidade, as bandeiras Visa e Mastercard, parceiras do WhatsApp no negócio, vão ser responsáveis pela parte de armazenar dados confidenciais do usuário.

As empresas que quiserem receber pelo aplicativo precisarão, por meio da versão atualizada do WhatsApp Business, vincular sua conta no adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Dependendo da credenciadora, pode levar alguns dias para que a conta fique liberada para aceitar pagamentos.

Passo a passo:

  • Abra o WhatsApp (ou o aplicativo WhatsApp Business). “Pagamentos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business).
  • Clique em “Adicionar forma de pagamento”.
  • Crie um PIN de pagamento; você o usará para confirmar seu pagamento todas as vezes. Se compatível com seu sistema operacional, você também pode definir sua impressão digital ou reconhecimento facial como um método alternativo para autorizar seu pagamento.
  • Insira seus dados (por exemplo, nome completo, CPF, CEP) para verificação de identidade.
  • Para adicionar seu cartão de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago, insira as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do banco. Uma vez verificado, você pode usá-lo para fazer pagamentos.
  • Você pode pagar empresas que já estejam habilitadas para receber pagamentos no WhatsApp. Para isso, você receberá um pedido da empresa com os produtos escolhidos. Toque em “Revisar e pagar” para revisar os detalhes da solicitação. Para pagar, toque em “Proceder ao pagamento” e escolha o seu método de pagamento. Digite a senha e pague.

Passo a passo para o lojista:

  • Abra o WhatsApp Business. Clique na página “Pedidos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pedidos”.
  • Clique em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”
  • Vincule sua conta no adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Se você ainda não tiver uma conta com um adquirente compatível, precisará criar uma primeiro.
  • Para concluir o processo de vinculação, insira o e-mail ou ID associado à sua conta no adquirente e você receberá um código de confirmação nos métodos de contato associados à sua conta. Insira este código e revise/confirme as informações (por exemplo, nome da empresa, nome do proprietário, conta) associadas ao adquirente para concluir o processo de vinculação.
  • Dependendo do adquirente, pode levar alguns dias para que sua conta esteja vinculada e pronta para aceitar pagamentos. Se você tiver algum problema ao vincular sua conta, entre em contato com seu adquirente.
  • Os clientes podem enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Você pode, então, criar um pedido com os itens do catálogo para que eles paguem.
  • Você pode gerenciar todos os pedidos de seus clientes e ver os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business e emitir reembolsos por meio do painel de controle do seu adquirente.

Qual é o limite para as transações de pagamento de compra pelo WhatsApp?

Os limites de transações são variáveis e estabelecidos pelos emissores de cada cliente. Entre pessoas, o usuário pode enviar até R$ 1 mil por transação, R$ 2,5 mil em um período de 24 horas e R$ 5 mil por mês.

Quando a função do pagamento de compras pelo WhatsApp ficará disponível?

Desde terça-feira (11), todos os usuários do WhatsApp já poderão utilizar a nova opção. Na prática, no entanto, a disponibilização do recurso para as empresas será gradual e o plano é que, em três meses, todos os negócios que utilizam o WhatsApp Business possam aderir.

Quais instituições vão participar do pagamento de compras pelo WhatsApp?

Por ora, os consumidores poderão pagar pelas compras usando cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard emitidos por 12 instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi.

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