Os usuários no Brasil podem comprar produtos e serviços diretamente pelo aplicativo, que aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.
O aplicativo de mensagens WhatsApp, da empresa Meta, anunciou que a partir desta terça-feira (11/4) os usuários no Brasil podem comprar produtos e serviços como roupas e até comida diretamente pelo aplicativo. Para efetuar os pagamentos diretamente pelo WhatsApp, será preciso que o usuário registre seus dados bancários no aplicativo, segundo comunicado da empresa.
O serviço de pagamentos estava esperando apenas o aval regulatório do Banco Central, que foi concedido em março deste ano. A ferramenta não será um competidora do Pix, ao menos é o que afirma Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina à Reuters. Para ele, o “pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix”, e o aplicativo pretende incluir a modalidade de pagamento do BC futuramente a seu sistema. De início, o WhatsApp aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.
A princípio, os pagamentos serão focados em pequenos comerciantes, como lojas menores ou empreendedores, e terá implementação gradual, de acordo com o comunicado. Por esse motivo, a venda estará disponível apenas para alguns empreendimentos que usam o WhatsApp Business, a versão do aplicativo voltada para negócios e empreendimentos.
Para comprar ou receber pelo WhatsApp, será preciso fazer o cadastro de dados bancários na seção de “pagamentos” do aplicativo. Neste estágio inicial, o aplicativo permite o cadastro de cerca de 15 bancos. Depois de cadastrado, o pagamento em si pode ser realizado no próprio chat com a empresa, segundo a Meta. Sobre a segurança da modalidade, as bandeiras Visa e Mastercard, parceiras do WhatsApp no negócio, vão ser responsáveis pela parte de armazenar dados confidenciais do usuário.
As empresas que quiserem receber pelo aplicativo precisarão, por meio da versão atualizada do WhatsApp Business, vincular sua conta no adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Dependendo da credenciadora, pode levar alguns dias para que a conta fique liberada para aceitar pagamentos.
Os limites de transações são variáveis e estabelecidos pelos emissores de cada cliente. Entre pessoas, o usuário pode enviar até R$ 1 mil por transação, R$ 2,5 mil em um período de 24 horas e R$ 5 mil por mês.
Desde terça-feira (11), todos os usuários do WhatsApp já poderão utilizar a nova opção. Na prática, no entanto, a disponibilização do recurso para as empresas será gradual e o plano é que, em três meses, todos os negócios que utilizam o WhatsApp Business possam aderir.
Por ora, os consumidores poderão pagar pelas compras usando cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard emitidos por 12 instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi.
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