segunda-feira, 6 de maio de 2024
Cerca de 700 mil pessoas devem comprar presentes

Cerca de 700 mil pessoas devem comprar presentes

Levantamento da CDL Goiânia mostra que os casados devem ser os mais presenteados, com 58% das intenções de compra

2 de junho de 2023

O comércio de Goiânia deve receber, nos próximos dias, cerca de 700 mil pessoas em busca de presentes para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. A estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia, considerando a população economicamente ativa da capital. 

O levantamento da CDL mostra que 65% dos goianienses pretendem presentear nessa data. O número é maior do que a média nacional, que alcançou 61% das intenções de compra, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Apesar de ser uma data dedicada aos namorados, os casados devem ser os mais presenteados, representando 58% das intenções de compras. Em seguida, vêm os namorados, com 32%, e os ficantes, que correspondem a 4%. Neste ano, o valor médio do presente será de 150 reais, com média de um presente por consumidor. 

Além disso, 85% dos que irão às compras disseram que vão pesquisar preços. Na comparação do valor do presente, 28% dos entrevistados responderam que pretendem gastar a mesma quantia do ano passado. “Esta é uma comemoração muito importante para a economia local e nacional. Além do movimento nas lojas, restaurantes, bares, hotéis e motéis também recebem uma alta demanda”, comemora o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.

Parcelamento

Em primeiro lugar na preferência dos consumidores, aparece o pagamento parcelado no cartão de crédito, apontado por 26% dos entrevistados. O Pix vem em segunda colocação, com 22%, seguido pelo cartão de débito (19%), cartão de crédito à vista (16%), dinheiro (15%) e crediário próprio (2%).

 Quanto ao tipo do presente, as roupas lideram a preferência, sendo o tipo de item favorito para 30% dos respondentes da sondagem. Perfumes e cosméticos seguem em segundo lugar, correspondendo a 15% das intenções de compra. Na sequência estão joias e acessórios, com 13%, e calçados e chocolates, com 12% cada.

Mais da metade (67%) pretendem realizar as compras presencialmente. Desses, 44% disseram que irão ao shopping, 33% afirmaram que irão nas lojas de rua e 11% ainda não decidiram. Por outro lado, 33% dos consumidores pretendem comprar pela internet. Desses, 37% deverão acessar diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas, 25% farão suas buscas em sites de pesquisa e 24% deverão utilizar aplicativos próprios.

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