quinta-feira, 2 de maio de 2024
Fusões e aquisições crescem no agronegócio

Fusões e aquisições crescem no agronegócio

Levantamento mostra que foram registradas 661 operações de fusões e aquisições no primeiro semestre no Brasil, uma queda de 11,8%.

6 de julho de 2023

O agronegócio brasileiro mais que dobrou sua participação nas operações de fusões e aquisições do país de janeiro a junho deste ano, segundo levantamento da consultoria Kroll. De acordo com o estudo, o setor elevou sua participação histórica de 1,5% para 3,8% dos negócios registrados, ou cerca de 25 transações.

Já o varejo que sempre teve desempenho representativo nessas operações, próximo a dois dígitos, caiu para 4,8% de participação (31 negócios).

O levantamento da Kroll mostra que foram registradas no período, 661 operações de fusões e aquisições no primeiro semestre, queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Elas movimentaram R$ 65 bilhões. Mas a expectativa da consultoria é que o ano termine no mesmo patamar que em 2022, com 1,6 mil transações.

O setor de tecnologia liderou o ranking com 14,8% de participação (97 transações). O setor de Saúde representou 6,1% (40 negócios), seguido pelos setores de produtos de consumo, energia e logística, que representaram, cada um, 4,5% (29 negócios) das transações anunciadas.

O que chamou a atenção no levantamento é que os investidores estratégicos participaram de 65,5% dos negócios. Ou seja, são empresas que querem aumentar o seu portfólio de produtos para ganhar mercado, por exemplo. Aproveitam a queda de valor de mercado em situações de reestruturação de dívida, por exemplo, para comprar empresas.

Saiba mais: Fusões e aquisições de empresas caem no Estado

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.