sábado, 27 de abril de 2024
Tendências Consultoria reduz previsão pessimista

Tendências Consultoria reduz previsão pessimista

Consultoria reduz a probabilidade de cenário pessimista para a economia do Brasil, aumenta o cenário moderado e mantém cautela no otimismo.

27 de julho de 2023

“A melhoria no ambiente político manteria intacto o funcionamento do regime de metas de inflação”, diz Alessandra Ribeiro

Analistas da Tendências Consultoria, em seu relatório Cenários de Longo Prazo, reduziram a probabilidade de cenário pessimista para o Brasil de 35% para 25%. E aumentaram as probabilidades dos cenários básico (de 60% para 65%) e otimista (de 5% para 10%). A empresa fornece aos clientes uma análise sobre a trajetória da economia brasileira para os próximos 10 anos. Além de projeções para as principais variáveis macroeconômicas (PIB, juros, inflação, câmbio etc.).

As análises consideraram principalmente o novo arcabouço fiscal aprovado na Câmara dos Deputados, que deve ser chancelado pelo Senado. Segundo os analistas, isto reduz o risco de cenários mais pessimistas para as contas do governo federal a partir da imposição do limite máximo de crescimento das despesas de 2,5%.

No Cenário Básico desenhado pela Tendências, as projeções apontam para um crescimento médio anual da economia brasileira de 2% entre 2023 e 2032.

“Esse cenário foi construído a partir do relativo sucesso do governo na aprovação de medidas que, no limite, reforçam o poder de arrecadação do Estado brasileiro. Esse componente político permitiria que o resultado primário voltasse mais rapidamente ao território positivo, contribuindo para a queda do ritmo de endividamento esperado para os próximos anos”, explica Alessandra Ribeiro, economista e sócia da consultoria.

Otimismo moderado

Já o Cenário Otimista aponta um índice de inflação anual média de 3,1% entre 2023 e 2032. Nessa projeção, a cena política é determinante, retratando uma evolução institucional e da política econômica, tanto no campo macroeconômico quanto no avanço das reformas estruturais.

“A melhoria no ambiente político manteria intacto o funcionamento do regime de metas de inflação. Isso, em combinação com a redução das pressões políticas em torno da autoridade monetária, facilitaria o controle das expectativas inflacionárias”, frisa Alessandra.

A inflação média projetada no Cenário Pessimista é de 6,2% entre 2023 e 2026 e de 4,9% entre 2027 e 2032. Na análise dos especialistas da Tendências Consultoria, esse cenário parte da persistência do quadro inflacionário elevado nas economias avançadas, bem como de uma agenda econômica local mais intervencionista.

“Nesse cenário, as variáveis mais sensíveis ao risco político responderiam à piora do ambiente. A taxa de câmbio e o prêmio de risco passariam por forte processo de deterioração, colocando pressão adicional na política monetária. As consequências do desarranjo macroeconômico apareceriam na queda dos investimentos e da produtividade e no uso dos fatores de produção, com a política econômica sendo revista apenas em 2027, devido à vitória eleitoral de grupos políticos defensores da política econômica ortodoxa”, finaliza Alessandra Ribeiro.

Leia também: Especialista aponta o cenário para ações e dólar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.