domingo, 28 de abril de 2024
Caramuru começa a vender etanol de soja

Caramuru começa a vender etanol de soja

A empresa goiana é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir em escala comercial etanol a partir do melaço de soja.

16 de agosto de 2023

A Caramuru Alimentos informou nesta quarta-feira (16/8) que iniciou a comercialização de etanol hidratado de soja produzido em seu complexo industrial de Sorriso (MT). A companhia é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir em escala comercial etanol a partir do melaço de soja, matéria-prima resultante do processamento da oleaginosa. No Brasil, o biocombustível normalmente é produzido a partir de cana-de-açúcar ou milho.

A unidade industrial instalada em Mato Grosso tem capacidade anual de 9,5 milhões de litros de etanol hidratado. Destes, 72% são para atender o mercado interno brasileiro e 28% consumidos na planta como insumos.

O uso do etanol de soja na própria unidade deverá reduzir custos da Caramuru, uma vez que o setor precisa do produto para utilizá-lo como solvente no processo de produção de proteína concentrada de soja. Com isso, a empresa afirma que todo o potencial da matéria-prima é reaproveitado. O que reduz os impactos ambientais e maximiza o potencial da economia circular. Na unidade de Sorriso, a empresa já produz farelo de soja, óleo, lecitina, além dos concentrados de soja.

O etanol hidratado, além de ser usado como combustível para veículos, pode ser também matéria-prima industrial, largamente utilizado na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes e tintas. O projeto foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Leia também: Faturamento da Caramuru ultrapassa R$ 8 bilhões

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.