segunda-feira, 29 de abril de 2024
Mitsubishi vai produzir carro elétrico em Catalão

Mitsubishi vai produzir carro elétrico em Catalão

A Mitsubishi do Brasil deve anunciar na semana que vem parceria com montadora chinesa para a produção de veículos elétricos em Goiás.

17 de agosto de 2023

Fábrica da Mitsubishi do Brasil em Catalão tem quase 300 mil metros quadrados de área construída

A Mitsubishi deve anunciar na próxima semana um novo investimento em sua fábrica na cidade de Catalão (GO) para a produção de veículos elétricos. Segundo apurou o EMPREENDER EM GOIÁS (EG), a tecnologia será em parceria com uma montadora chinesa, que também deve investir na fábrica em Goiás, aumentando a produção de carros no município goiano.

No mercado automotivo, a especulação é que a montadora chinesa se trata da Weichai Group, especializada em motores elétricos. Aliás, ontem (16/8) o governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou que a multinacional da China deve investir em Goiás, sem revelar detalhes. Já a Mitsubishi no Brasil mantém sigilo total sobre a nova operação, investimento e, principalmente, qual veículo elétrico deve produzir em Catalão.

O anúncio está previsto para acontecer durante a comemoração dos 25 anos da Mitsubishi em Goiás, que ocorrerá de 21 a 25 de agosto, com a presença de várias autoridades. Entre elas, é esperada a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin.

Executivos da Mitsubishi, sob total sigilo, têm tratado em reuniões sobre a nova linha de montagem de carros elétricos em Catalão. Uma delas aconteceu em 18 de julho, em Goiânia. O secretário de Indústria e Comércio do Estado, Joel de Sant’Anna Braga Filho, recebeu o vice-presidente da Mitsubishi no Brasil, Reinaldo Muratori, e o diretor jurídico da empresa, Ailton Bonfim. No encontro, eles trataram sobre novos projetos da Mitsubishi em Goiás, que vai aumentar a produção carros em Catalão.

Capacidade

A indústria hoje está com capacidade ociosa e pode produzir mais 40 mil carros por ano, além da produção atual. Sobre o formato da parceria com a montadora chinesa em Catalão, deve ser semelhante ao da Caoa/Cherry, que produz veículos em Anápolis (GO). “Vão trazer peças e conjuntos de carros eletrificados da China para serem montados em Goiás”, revela o secretário estadual ao EG. O projeto vai ao encontro do anúncio feito em março deste ano pela Mitsubishi em Tóquio, no Japão: vender apenas carros híbridos e elétricos até meados da década de 2030.

Há 25 anos, a fábrica da HPE Automotores, empresa que representa oficialmente as marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos, começava a produzir em Catalão (GO). A Mitsubishi Motors foi a primeira montadora de veículos a se instalar no Estado, em 1998. Neste período, mais de 800 mil veículos das duas marcas saíram das linhas de montagem. Está instalada em área de mais de 1 milhão de metros quadrados, sendo 300 mil m² de área construída. Segundo a empresa, o investimento nos últimos 25 anos soma R$ 1 bilhão em Goiás.

A fábrica iniciou suas operações com a montagem da picape L200. Além da picape, a unidade produz hoje outros modelos e é capaz de montar até 30 diferentes versões de veículos simultaneamente. Em Catalão, a montadora produziu veículos como L200 Triton, Eclipse Cross, Outlander Sport, ASX, Pajero TR4, Pajero Dakar, Pajero Sport e Lancer, além da linha Suzuki Jimny.

Saiba mais: Mitsubishi produziu mais de 800 mil veículos em Catalão

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.