domingo, 28 de abril de 2024
Caiado anuncia três empresas chinesas para Goiás

Caiado anuncia três empresas chinesas para Goiás

Os grupos chineses Chint Power, YTO Group Corporation e Weichai Group demonstram interesse de investirem em Itumbiara e Aparecida de Goiânia.

16 de agosto de 2023

Caiado e Daniel Vilela receberam comitiva chinesa chefiada pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou nesta quarta-feira (16/8) que três grandes empresas da China demonstram forte interesse de investirem nos municípios de Itumbiara e Aparecida de Goiânia, em Goiás. Ele recebeu, em Goiânia, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. O encontro acontece após missão comercial de Goiás para o país asiático em junho, chefiada pelo vice-governador Daniel Vilela ao país em junho. O governador Caiado deve comandar uma nova missão comercial na China em novembro.

As tratativas de investimentos em Goiás estão mais avançadas com os grupos Chint Power, de soluções em energia, YTO Group Corporation, montadora de tratores, e Weichai Group, de motores elétricos. Daniel Vilela apontou que a missão de junho serviu para estabelecer conexões e coloca Goiás mais próximo dos investimentos chineses. “Percebemos que já há a disponibilidade em estabelecer e potencializar as relações dos investidores chineses com nosso Estado”, frisou.

A comitiva chinesa vai ficar em Goiás por três dias. Também estão previstas conversas com empresários e uma visita a um frigorífico de Inhumas. “Viemos conhecer o desenvolvimento goiano e como ele colabora com a economia chinesa “, salientou o embaixador Zhu Qingqiao. “A China é o nosso principal parceiro comercial. Só no agro, mais de 50% das nossas exportações são para o país. Então é essencial que tenhamos uma relação próxima, não só comercial, mas também institucional”, disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Pedro Leonardo.

Na Fieg

O embaixador chinês esteve também nesta quarta-feira na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). “Estou ansioso para aprofundar o diálogo com os empresários de Goiás. Temos mútuas oportunidades de crescimento com a indústria goiana”, disse Zhu Qingqiao. “Goiás e China, historicamente, têm uma profícua relação comercial, com muitos negócios em comum. É um comércio ativo, uma via de mão dupla, com muito espaço para potencializar negócios”, afirmou o presidente da Fieg, Sandro Mabel.

Em 2022, a China respondeu por 53% do faturamento de Goiás com exportações de produtos do agro — o equivalente a US$ 6,2 bilhões. Os principais itens comercializados com o gigante asiático foram complexo soja; carnes; fibras e produtos têxteis; cereais, farinhas e preparações; couros, produtos de couro e peleteria. Nos primeiros seis meses de 2023, o valor das exportações de produtos agropecuários goianos para a China já chega a US$3,7 bilhões.

Leia também: Tensão entre EUA e China pode beneficiar Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.