sábado, 4 de maio de 2024
Inflação tem impacto diferente entre os goianos

Inflação tem impacto diferente entre os goianos

A inflação em julho teve impactos diferentes para a população em Goiás: quem ganha mais, sentiu mais. Entenda.

25 de agosto de 2023

A inflação em julho passado teve impactos diferentes para a população em Goiás. A faixa de menor renda teve redução no custo de vida. Já para a de maior renda foi o contrário. É o que revela a primeira pesquisa do gênero realizada pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), do governo de Goiás. Nesta sexta-feira (25/8) divulgou o primeiro boletim sobre a Inflação por Faixa de Renda Goiana (IFRG).

A iniciativa permite avaliar o impacto, mês a mês, da inflação no Estado de acordo com as faixas de renda da população. O instituto considera a primeira faixa 20% da população mais pobre (renda domiciliar per capita inferior a R$ 520) no Estado. E a quinta representa a parcela com maior renda per capita do Estado (renda domiciliar acima de R$ 1.965).

Para o mês de julho, a faixa de renda dos mais pobres, a inflação apresentou variação negativa de 0,25%. Para as faixas de renda média baixa (-0,03%) e renda média (-0,02%) houve estabilidade. Mas, todas elas foram impactadas pelo grupo de despesas de habitação e pelo grupo de alimentação e bebidas.

Maior renda

Na outra ponta, na faixa de maior renda, a inflação apresentou variação positiva de 0,49%. Para essa faixa, os grupos que mais influenciaram o indicador foram transportes (1,73%) e despesas pessoais (0,59%). Os maiores aumentos de preços em julho ocorreram no grupo de transportes, como na passagem aérea (11,27%%), gasolina (4,74%) e automóvel novo (3,21%). No grupo de despesas pessoais ocorreram reajustes em hospedagem (4%), bicicleta (2%), pacote turístico (1,96%) e alimento para animais (0,98%).

A análise do IMB destaca que o preço da gasolina afeta também a inflação dos mais pobres. A relação entre ambos é ampla, sendo que o principal mecanismo é aquele que emerge da sobrecarga imposta sobre os produtos alimentícios. Isso ocorre devido ao fato de que os combustíveis desempenham um papel fundamental como insumos no transporte de alimentos.

Saiba mais: Gasolina faz inflação subir em Goiânia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.