segunda-feira, 29 de abril de 2024
Lula anuncia ministério das pequenas empresas

Lula anuncia ministério das pequenas empresas

Presidente anuncia a criação de ministério para atender as pequenas e médias empresas, cooperativas e empreendedores individuais.

29 de agosto de 2023

O presidente diz que os pequenos negócios geram de 60% a 70% dos empregos formais do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (29/8) que vai criar um ministério para tratar de assuntos relacionados a pequena e média empresa. Será a 38ª pasta do governo federal. Segundo o presidente, a meta do governo é criar mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada até o fim do ano no País. O primeiro semestre deste ano acumula saldo de 1.023.540 novos postos de trabalho.

“Sabemos que tem muita gente que não quer carteira assinada. Está cheio de gente que está querendo ser empreendedor individual, ser empreendedor coletivo. Então, estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse Lula no programa semanal Conversa com o Presidente.

O presidente destacou que os pequenos negócios geram de 60% a 70% dos empregos formais do país. “Nós precisamos entender que essa gente tem importância e precisamos dar condições dessas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. Por isso, eu quero valorizar muito os empreendedores individuais. Quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa. A economia não cresce quando não se distribui”, frisou.

Promessa

Durante a campanha eleitoral, em 2022, Lula defendeu a criação desse ministério. Mas ao definir a sua estrutura ministerial, os pequenos negócios ficaram com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

O novo ministério acomodará um dos ministros que serão anunciados em breve pelo presidente, para aproximar o PP e o Republicanos da base parlamentar do governo no Congresso. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) estão cotados para ocupar os cargos.

Saiba mais: Pequenas empresas geram 82% dos empregos goianos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.