sábado, 27 de abril de 2024
Pequenas empresas geram 82% dos empregos goianos

Pequenas empresas geram 82% dos empregos goianos

No ranking de empregos gerados pelos pequenos negócios no Centro-Oeste, Goiás está na segunda colocação, atrás de Mato Grosso.

9 de fevereiro de 2023

O setor de serviços foi responsável pela geração de 42,74% das vagas de trabalho no passado em Goiás

De cada 10 postos de trabalho criados em Goiás no ano passado, 8,2 foram gerados por micro e pequenos negócios (MPEs). Segundo levantamento do Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado é ligeiramente maior do que o resultado nacional, que criou aproximadamente oito postos nas micro e pequenas empresas (MPEs).

No ano passado, em Goiás, foram abertas ao todo 87.719 novas vagas, sendo 72.127 (82,2%) nas MPEs. As atividades que mais geraram empregos foram os setores de serviços, com 42,7%; comércio, com 17%, e construção, 11,4%. No ranking dos saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios na Região Centro-Oeste, Goiás está na segunda colocação, atrás apenas de Mato Grosso.

Em 2021, o estudo mostrou que a geração de vagas nos pequenos negócios naquele ano no Estado foi de 88.457 empregos abertos, o que correspondeu a 82,5%. Isto mostra que as micro e pequenas empresas têm sido responsáveis pela maioria da criação de empregos em Goiás.

“É inegável a importância das micro e pequenas empresas no impulsionamento da economia, não só com a geração de empregos, mas também com a geração de renda nos municípios. Estamos colhendo frutos de um trabalho que incentiva e oferece conhecimento para quem quer empreender”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Saiba mais: Geração de empregos desacelera em Goiás e no Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.