O ranking Connected Smart Cities pesquisou dados de 656 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Seis de Goiás se destacaram.
O ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta, identificou os municípios brasileiros mais empreendedores na economia digital. Foram pesquisados os dados de 656 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Destes, seis são goianos: Anápolis, Jataí, Goiânia, Luziânia, Planaltina e Trindade.
O recorte de empreendedorismo do ranking é composto por cinco indicadores. São eles: crescimento das empresas de tecnologia, parques tecnológicos, incubadoras, crescimento das empresas da economia criativa e das micro e pequenas empresas individuais (MEIs). Os indicadores de crescimento das empresas de tecnologia e de economia criativa são os que têm maior peso na pontuação geral.
O município de Anápolis, melhor colocado de Goiás no ranking nacional, apresentou crescimento significativo em 2022 no número de empresas de tecnologia (24%) e da economia criativa (13,3%), além do aumento de MEIs em atividade (14,9%). Já o município de Jataí se destacou no aumento de empresas de tecnologia (50%) no ano passado e na implantação de um parque tecnológico.
A capital Goiânia apresentou crescimentos mais modestos em número de empresas na economia criativa (8%), de tecnologia (10%) e de MEIs (12%). Das cem cidades brasileiras melhores posicionadas no recorte de empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities, 34 estão na região Sul, 30 na região Sudeste e 20 no Nordeste.
Saiba mais: Goiânia sobe no ranking das cidades inteligentes