segunda-feira, 29 de abril de 2024
Lavanderia Imperial é “case” de sucesso

Lavanderia Imperial é “case” de sucesso

Casal deixa suas carreiras e investe no próprio negócio para suprir uma carência na rede hoteleira de Pirenópolis.

5 de outubro de 2023

Gustavo e Fernanda projetam crescimento de 40% da Lavanderia Imperial este ano

Ter o próprio negócio muitas vezes significa arriscar em uma nova área abrindo mão de outra carreira já estabelecida e até mudar de cidade. Esse é o caso do casal Gustavo Amorim, que por 12 anos atuou como personal trainer, e de Fernanda Bastos, que era gerente de vendas em Goiânia.

Mas, tudo mudou há sete anos, quando decidiram empreender e abriram a Lavanderia Imperial e a Imperial Express, na cidade turística de Pirenópolis (GO). Hoje, a empresa atua em quatro áreas do ramo: lavanderia industrial, lavanderia express, lavanderia de tapetes e cortinas e uma manipuladora de essência que garante o “cheirinho” diferenciado das roupas.

Ela já é conhecida no meio empresarial do ramo em todo o Brasil. “Muitos empresários da área, de outros Estados, nos procuram em busca de orientações”, conta o casal. A Lavanderia Imperial atende cerca de 60 empresas do ramo de hotelaria do município, entre elas o Grupo Villa Hotéis, o Cavaleiro dos Pireneus e o resort Tauá, em Alexânia.

Mensalmente, apenas a lavanderia industrial manipula 100 mil peças de roupas dos hotéis e pousadas, transportadas por uma pequena frota da própria empresa. Para 2024 a previsão é de crescimento de 40% com a conquista de novos clientes da rede hoteleira e condomínios no município. Para isto, serão investidos R$ 2 milhões na expansão das empresas, na renovação de maquinários e na contratação de mão de obra.

A pretensão dos empresários, a curto prazo, é franquear a marca da Lavanderia Imperial Express e ampliar a rede de lojas de venda da essência. Além de abrir uma consultoria para as empresas do ramo de lavanderia.

Início

Ao engravidar do primeiro filho, o casal Gustavo e Fernanda decidiu que precisava ter mais tempo para dedicar à família e melhorar a qualidade de vida. Aí surgiu a ideia de mudar para Pirenópolis, onde a mãe de Fernanda tinha uma casa de aluguel de temporada e sempre reclamava dos serviços prestados pelas lavanderias.

Mesmo sem recursos próprios e nunca terem pensando em empreender, o casal fez o plano de negócios e contou com o apoio dos pais de Fernanda, Ronaldo e Aparecida Bastos. Eles emprestaram o cadastro bancário para o casal fazer empréstimo, adquirir os equipamentos e iniciar o negócio. Que se tornou um sucesso na região.

A empresa, instalada num galpão na chácara onde moram, nos arredores de Pirenópolis, começou com três máquinas e cinco funcionários. Hoje são 12 máquinas industriais de alta escala e 12 pessoas trabalhando.

Para atender as pessoas físicas, Gustavo e Fernanda abriram em dezembro uma lavanderia express, a Imperial Express, no Centro da cidade. Onde há também maquinário completo, porém, com menor capacidade de produção.

– Mensalmente, apenas lavanderia industrial manipula 100 mil peças de roupas dos hotéis e pousadas

Entraves

Gustavo e Fernanda hoje se consideram vencedores. Mas nem tudo foram flores. No início, os empreendedores enfrentaram muitos problemas. “As contas não fechavam no fim do mês. Era aluguel do galpão, a prestação do empréstimo bancário e a folha de pagamento dos funcionários”, conta Gustavo.

A saída foi buscar um novo empréstimo bancário e trabalhar com mais afinco, conquistando novos clientes, entre eles a pousada do Sesc no município. E contratar um consultor na área de lavanderia.

Durante a pandemia, a empresa fechou as portas por seis meses. Mas para manter as contas em dia, Gustavo e Fernanda tiveram a ideia também de manipular essências – a Essência Imperial – para roupas e venderem pela internet. Hoje, o produto é sucesso de vendas em todo o Brasil e em casas especializadas em roupas de cama, mesa e banho.

Leia também: Cafetaria inova e cresce no mercado há duas décadas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Lavanderia Imperial é “case” de sucesso”

  1. Eduardo Freire disse:

    Acompanhei o início do que parecia ser uma aventura. Casal bem equilibrado, conseguiu harmonizar a vida familiar com o empreendimento. No início, ainda comentei com Gustavo sobre as implicações em sua mudança de vida. Mas o esforço foi bem recompensado.!! Parabéns aos jovens empreendedores e que o exemplo frutifique..Sucesso sempre!!