Governador destaca as vantagens que as cooperativas de crédito oferecem e seu crescimento no Estado, especialmente no agronegócio.
O governador Ronaldo Caiado reforçou apoio às cooperativas goianas na posse da nova diretoria do Sicoob UniCentro Br, realizada na noite desta quinta-feira (19/10), em Goiânia. “Acredito muito no cooperativismo, que faz distribuição de recurso no local e cria geração de pessoas com melhor qualidade de vida e dignidade”, disse.
Caiado relembrou o trabalho que liderou, ainda como deputado federal, na Frente Parlamentar do Cooperativismo para que o sistema financeiro ganhasse mais opções para financiamento. Além de bancos estatais como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e algumas instituições regionais.
“É de uma relevância ímpar termos a presença do cooperativismo de crédito em Goiás. Foi um avanço grande que se obteve com ele. Além da seriedade que é dada a este sistema financeiro pelas cooperativas, ele também tem a menor taxa de administração do mercado e a maior celeridade nas solicitações de empréstimos. Para Goiás, um estado agropecuário, eles têm voltado uma linha de financiamento para o setor”, disse.
Novo presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia Vieira agradeceu o apoio do governo de Goiás ao setor e afirmou que a nova gestão pretende continuar o processo de expansão dos negócios. A cooperativa, que completa 31 anos em 2023, passou de 54 agências em 2021 para mais de 110 até este segundo semestre, sendo a maior presença nos estados de São Paulo, com 59 agências, e Goiás, com 27. Está presente ainda no Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal. A carteira de ativos gira em torno de R$ 6,3 bilhões, para um total de 111 mil cooperados.
“Nós temos aqui em Goiás o cooperativismo já representando em torno de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, é o segundo maior fornecedor de crédito do estado. Como toda cooperativa, começamos pequenininhos. Mas agora estamos conseguindo provar que a união das pessoas consegue mudar a realidade das comunidades em que estamos inseridos”, pontuou o novo presidente.