domingo, 28 de abril de 2024
De operadora de caixa a dona de supermercados

De operadora de caixa a dona de supermercados

Casal deixa violência no Rio de janeiro e abrem o próprio negócio em Trindade: hoje é dono de uma rede de supermercados.

4 de novembro de 2023

Genilda e Hamilton Cavalcante decidiram abrir próprio negócio em Trindade e hoje têm 4 supermercados

Genilda Oliveira Cavalcante teve seu primeiro contato com o setor de supermercado no início dos anos 2000, quando morava no Rio de Janeiro. Ela começou a trabalhar como operadora de caixa, chegou a ser fiscal e depois a gerente de loja. “Tive a sorte de ter um ex-patrão iluminado, que me ensinou muito”, conta. No Rio ela se casou com Hamilton Nobre Cavalcante. Ele atuava na área de restaurante e logo decidiram empreender.

A princípio, pensaram em montar um restaurante, mas Genilda ponderou que sua experiência em supermercado seria fundamental. “O raciocínio é que pode ter a crise que for, mas ninguém deixa de se alimentar”, relata ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG). Com a filha bebê, o casal decidiu se mudar do Rio em função da violência na cidade. Piauiense de nascimento, mas criada em Trindade desde os 7 anos, Genilda sugeriu montar o negócio no município goiano.

Em 2009, o casal abriu o Supermercado Cavalcante, em uma área construída de apenas 47 metros quadrados em Trindade. Eram apenas Genilda e Hamilton. “Enfrentamos muitas dificuldades, mas sempre tivemos um objetivo claro: vender qualidade”, diz. Em 2010 foi possível ampliar o mercado, com padaria, açougue e hortifrútis. Também foi neste ano que o casal construiu a sede própria, com 1,7 mil metros quadrados de área. “É uma loja linda, moderna, completa”, orgulha-se Genilda.

Em 2021, abriram a segunda unidade em sede própria no mesmo município. No ano passado, o casal empreendedor adquiriu mais uma filial. Em julho deste ano, a quarta, todas em Trindade. Hoje a rede Supermercados Cavalcante tem cerca de 200 colaboradores.

Financiamento

Genilda Cavalcante foi a primeira empresária a assinar contrato durante a Caravana da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em Goiânia, nesta semana. Contemplada pela linha FCO Mulher Empreendedora, além dos juros subsidiados e condições favoráveis, o acesso a essa linha de crédito marca a história que ela viveu.

“Estava buscando financiamento no banco e na época a empresa estava registrada só em meu nome. Cheguei a ser orientada de colocar meu marido como sócio para ter mais ‘credibilidade’”, lembra. “Agora, tive acesso a uma linha de crédito específica para mulheres como eu”.

Genilda contratou um financiamento de R$ 1,5 milhão. Os recursos serão investidos em tecnologia e gestão de pessoas. “Vamos ampliar os processos e estamos sempre procurando inovar, não podemos parar, nos acomodar”, ensina. Para tanto, ela conta que participa de palestras, cursos e das principais feiras do setor. Inclusive todos os anos vai a São Paulo participar da maior feira do segmento.

Leia também: Chocolate artesanal goiano conquista mercados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

6 thoughts on “De operadora de caixa a dona de supermercados”

  1. Luciana Oliveira disse:

    Maravilhosa Genilda Oliveira Cavalcante. É uma mulher extremamente inteligente… Meu orgulho ❤️

  2. DAVIDSON DANTAS disse:

    ESSA mulher e seu marido é tudo que o Brasil precisa. FICO bastante feliz com uma pessoa dessa aqui em Goiás. Que Deus continue abençoando sua vida e do seu marido é filhos.

  3. Claudio Ribeiro de Queiroz disse:

    Parabéns e mais sucesso na vida de vcs!!!

  4. Lídia disse:

    Parabéns
    Acredito que todos tem a chave de se dar bem na vida,mas tem pessoas que infelizmente são cheias de limitações.
    Quando as pessoas entenderam que com esforço as coisas são possíveis,elas viveram seus sonhos realizados.Novqmente parabéns a esse casal de empreendedores que são exemplos de superação,de força e coragem.

  5. Daniel Victor disse:

    Eu me lembro quando eles começarão, eu trabalhava numa facção de jeans, do lado do mercado.
    Deus estava com eles Poriço tiveram um Grande sucesso.
    Deus continue abençoando a Vida de vcs

  6. Luiz Fernando disse:

    Parabéns Genilda sucesso