Com duas unidades em Goiânia e filiais em Rio Verde (GO) e em Brasília (DF), a Ajel Service vai investir R$ 25 milhões.
Em 1987, quando Arley Pereira decidiu empreender se tornando sócio do Grupo Ajel, o seu primeiro passo foi ampliar seus conhecimentos administrativos e técnicos. Fez cursos de reparação em motores elétricos no Senai e na antiga Escola Técnica Federal – hoje Instituto Federal de Goiás. O objetivo: aprender o ofício para poder exigir o bem feito e correto de seus colaboradores e assim facilitar a gestão do negócio.
Sua decisão se mostrou acertada. Em 2000, houve uma mudança estratégica na empresa. Com isso, ele assumiu a divisão de assistência técnica e partiu para a expandir os negócios. Além de ampliar a linha de equipamentos através de parcerias com fabricantes, inclusive para o treinamento de mão de obra.
Surge então a Ajel Service. Hoje, referência nacional na prestação de serviços de manutenção e reparação de motores elétricos e geradores de baixa e média tensão, motores de tração (metrô/trem), transformadores de força e distribuição, redutores de velocidade, bombas submersíveis. A empresa também possui um moderno laboratório para reparos e manutenção de inversores de frequência e soft starters.
Atualmente, a Ajel Service é destaque nacional entre as dez melhores e maiores do país, além de estar na liderança no Centro-Oeste, com vários selos de qualificação. Entre eles, a certificação de assistência técnica certificada WEG 5 estrelas, além de possuir a certificação ISSO 9001. “A vida é feita de escolhas. Eu escolhi fazer o melhor do mercado e crescer sempre, triplicando nos últimos tempos”, destaca Arley ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG). Ele tem vários planos de expansão para a empresa nos próximos cinco anos.
Com duas unidades em Goiânia e duas filiais, uma em Rio Verde (GO) e outra em Brasília (DF), a Ajel Service deverá investir R$ 25 milhões, de recursos próprios. Principalmente na construção de uma nova sede em Goiânia, para agregar as atividades em um único local. Estuda também a possibilidade de abertura de uma outra filial, provavelmente em São Paulo. O plano é expandir a carteira de clientes e estar mais próximo deles.
A Ajel Service tem parcerias com as maiores empresas mundiais do ramo de atuação, como a WEG Motores, WEG Cestari e Sulzer. Atende pequenas, médias e grandes indústrias dos ramos de mineração, alimentícia, sucroalcooleira, cervejeiras, cimenteiras e produtores rurais. Seus clientes (mais de 3 mil) estão em Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
São mais de 150 pessoas que trabalham no grupo, inclusive dois filhos do empresário. E muitos técnicos já aposentados por grandes indústrias que vieram de São Paulo e outros Estados, executando os serviços e ensinando o ofício a novos trabalhadores. “Temos muitas dificuldades em contratar mão de obra especializada no mercado. Como nosso trabalho altamente qualificado, treinamos o pessoal para não ter erros”, frisa o empresário.
Arley Pereira conta que, graças à qualidade dos serviços prestados, a Ajel Service tem reconhecimento nacional. A empresa está deslocando uma máquina de 18 toneladas de um município no Sul de São Paulo para reparo em Goiânia. “Não importa onde está o cliente. Vamos até ele”, afirma.
O grupo tem, ainda, a Ajel Fast Service. Trata-se de um departamento para atender e solucionar os problemas de reparos de manutenção de motores elétricos com horário agendado. Possui estoque de peças de reposição para motores elétricos, geradores, bombas, redutores de velocidade, inversores de frequência e soft starts.