sábado, 27 de abril de 2024
Pouca folga: 2024 terá menos feriadões

Pouca folga: 2024 terá menos feriadões

O menor número de feriados prolongados é uma boa notícia para o comércio, mas nem tanto para o setor do turismo em Goiás.

30 de novembro de 2023

Ao contrário de 2023, o próximo ano será com mais dias de trabalho e com poucos feriadões prolongados. Ou seja, com pouquíssimas oportunidades de folga. Isso porque o próximo ano será bissexto. Dessa forma, o mês de fevereiro terá um dia extra, totalizando 366 dias no ano, o suficiente para mudar as posições dos feriados.

Quatro feriados nacionais vão acontecer no fim de semana: Tiradentes será no domingo, enquanto o da Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão no sábado.

O ano novo começa numa segunda-feira. O Carnaval será de 10 a 13 de fevereiro, indo de sábado a terça-feira, com a Quarta-Feira de Cinzas no dia 14. Quarenta dias depois, em 29 de março, será a vez da Sexta-Feira Santa, feriado nacional com possibilidade de emenda com o final de semana.

Em abril, o feriado de Tiradentes, no dia 21, cairá num domingo. No mês seguinte, o Dia do Trabalho será numa quarta-feira, no meio da semana e com pouca possibilidade de emenda. Já o feriado de Corpus Christi, em 30 de maio, será um dos poucos aproveitáveis no primeiro semestre porque cairá numa quinta-feira.

O dia 24 de maio, data comemorativa da Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, cairá numa sexta-feira, o que dará aos goianienses mais um feriadão prolongado. Já o aniversário de Goiânia, comemorado no dia 24 de outubro, cairá numa quinta-feira, o que impede esticar o feriado.

Comércio e turismo

Depois disso acabou a moleza. Os feriados do Dia da Independência, em 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e Finados, em 2 de novembro, serão no sábado. O descanso prolongado virá só no Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, uma sexta-feira. O Natal mantém o mesmo ritmo dos feriados anteriores, caindo numa quarta-feira.

O setor varejista agradece. Isso porque o comércio acaba registrando uma queda no faturamento em função das paradas nos feriados em dias úteis. Em 2023, a grande quantidade de feriados deve acarretar numa redução da rentabilidade anual média de 1,29% do setor, provocando um prejuízo de R$ 2,46 bilhões, segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já o setor do turismo goiano perde com menos feriados prolongados em 2024, o que impacta em menor fluxo de turistas e na ocupação da rede hoteleira. Isto, depois de dois anos consecutivos de forte retomada, após a pandemia da Covid-19. Somente neste ano, o trade turístico de Goiás acumula crescimento de 7,1%, segundo levantamento do Conselho de Turismo da Fecomércio SP.

Confira os feriados de 2024

Janeiro
Dia 1º: Ano Novo (segunda-feira)

Fevereiro
Dias 10 a 13: Carnaval (de sábado a terça-feira)

Março
Dia 29: Sexta-feira Santa

Abril
Dia 21: Tiradentes (domingo)

Maio
Dia 1º: Dia do Trabalho (quarta-feira); dia 24: Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora (sexta-feira); dia 30: Corpus Christi (quinta-feira)

Setembro
Dia 7: Independência (sábado)

Outubro
Dia 12: Nossa Senhora Aparecida (sábado); dia 24: Aniversário de Goiânia (quinta-feira)

Novembro
Dia 2: Finados (sábado); dia 15: Proclamação da República (sexta-feira)

Dezembro
Dia 25: Natal (quarta-feira)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.