quinta-feira, 2 de maio de 2024
PIB de Goiás cresce 5,3% no 3º trimestre de 2023

PIB de Goiás cresce 5,3% no 3º trimestre de 2023

No acumulado nos últimos 12 meses a alta é de 5%, enquanto no acumulado no ano o PIB de Goiás manteve crescimento de 4,8%.

22 de dezembro de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 5,3% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, sem ajuste sazonal. O percentual supera o avanço do PIB nacional, que foi de 2% no mesmo período.

As informações constam no boletim sobre a Conjuntura Econômica de Goiás, referente ao terceiro trimestre do ano. Foram divulgadas pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), do governo de Goiás.

No acumulado nos últimos 12 meses, a alta é de 5%. Enquanto na variação acumulada no ano o PIB de Goiás manteve crescimento de 4,8%. Por outro lado, na análise com ajuste sazonal do terceiro trimestre de 2023, comparado ao trimestre imediatamente anterior, o resultado do PIB foi de – 0,1%. Neste período, somente o setor da Indústria apresentou taxa positiva (2,3%).

Setores econômicos

A economia goiana obteve destaque para o crescimento da agropecuária. Com variação de 21,8%, na comparação do terceiro trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior. O resultado está relacionado ao desempenho das culturas da lavoura temporária. Principalmente à revisão das estimativas do sorgo, do milho e da cana-de-açúcar, conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE.

O setor de serviços cresceu 2,2% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Assim, alcançou o 11º trimestre consecutivo de variações positivas. Por outro lado, o comércio, que possui participação expressiva no setor, encerrou o trimestre com uma taxa de -0,4%. A indústria encerrou o trimestre com taxa positiva de 2%.

“Goiás possui forte tendência de crescimento. Os resultados obtidos no terceiro trimestre de 2023 confirmam esse cenário, de que a economia em nosso Estado permanece avançando. Prova disso é que crescemos no trimestre analisado e também no acumulado no ano e nos últimos 12 meses”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Saiba mais: Goiânia cai duas posições no ranking do PIB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.