Especialista diz que a IA é importante dentro de uma corporação, porque ajuda a tomar decisões mais informadas e estratégicas. Entenda.
Que a inteligência artificial (IA) vem dominando o mundo não é mais uma novidade para ninguém. Mas você sabe como funciona no marketing? A IA é a unificação da gestão integrada de uma empresa, com diversas áreas de negócios com visão centralizada e focada na experiência do cliente e, automaticamente, na retenção e vendas. Segundo explica Gustavo Zani, CEO do ClubCMO, a maior comunidade de executivos de marketing de Goiás.
Ele destaca que a inteligência é importante dentro de uma corporação, porque ajuda a empresa a tomar decisões mais informadas e estratégicas. Pode proporcionar aos colaboradores acesso a dados em tempo real. Além de análises preditivas para antecipar tendências e necessidades do mercado, automação de tarefas repetitivas, insights sobre eficácia de campanhas e processos mais eficientes.
Com acesso a essas ferramentas e informações, os colaboradores podem trabalhar de forma mais produtiva, criativa e focada. O que resulta em um trabalho ainda mais bem feito e contribuindo para o sucesso geral da empresa.
“A inteligência também pode ser uma aliada poderosa do marketing data-driven, ao fornecer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, preferências, tendências de mercado e concorrência.”, explica Zani.
Segundo ele, com o uso de análise de dados, machine learning e outras tecnologias, as equipes de marketing podem segmentar o público-alvo com maior precisão. Também personalizar campanhas, prever demandas futuras e otimizar estratégias de comunicação e vendas.
Para o cliente, explica, a inteligência no marketing pode levá-lo a ter uma melhor experiência, seja qual produto for oferecido a ele. Por meio da personalização, comunicação eficaz, antecipação de demanda e maior transparência e confiança.
Isso porque, com o auxílio da IA, é possível unificar um grande número de dados, que seria quase imperceptível ao olho humano. E, como um filtro, direcionar o que melhor atende o seu público para que ele seja mais fiel à empresa/marca. Tudo isso sem provocar nenhum tipo de atrito.
Entretanto, muitos empresários ainda não conseguiram entender quais os benefícios que a inteligência aliada ao marketing pode trazer para um negócio. Isso impacta, por exemplo, na perda da competitividade.
“Algumas empresas podem resistir ao uso da inteligência devido a preocupações com privacidade, custos de implementação ou simplesmente falta de compreensão sobre seus benefícios”, analisa Zani.
O especialista cita que a captação de cliente é um dos pontos fortes quando a gente fala do uso da inteligência artificial no marketing. Isso porque o marketing vai trabalhar pilares mais importantes que podem trazer uma identificação entre o cliente e a marca.
“A experiência do cliente é crucial para construir lealdade à marca, pois influencia diretamente na satisfação e no relacionamento emocional com a empresa. Clientes que têm experiências positivas são mais propensos a retornar, fazer recomendações para amigos e familiares e até mesmo perdoar eventuais erros”, diz.
Dentre esses “recursos valiosos” que a desbravação da inteligência pode trazer ao marketing estão insights detalhados. Sobre o comportamento do cliente, previsões precisas de tendências de mercado, identificação de oportunidades de segmentação de mercado, automação de processos de marketing.
O 4º Fórum ClubCMO, a ser realizado na próxima terça-feira (27/2), vai discutir o avanço da tecnologia no marketing. O evento será das 8h30 às 12h30, no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. O tema deste ano é Inteligência no Marketing e o objetivo é aprimorar ainda mais a formação de profissionais do ramo. O destaque desta edição é a presença de Fernando Teixeira (Tex), fundador da KORO, consultoria de Martech&IA.