segunda-feira, 29 de abril de 2024
Marketing digital cresce entre os pequenos negócios

Marketing digital cresce entre os pequenos negócios

Desde a pandemia as micro e pequenas empresas têm adotado cada vez mais o marketing digital como estratégia de crescimento.

3 de junho de 2023

Guilherme Medeiros, Nathália Machado e Carlos Costa, sócios da 3ADS, focada em auxiliar os pequenos negócios

A adoção do marketing digital se destaca cada vez mais como uma das principais ferramentas para o êxito dos pequenos negócios no País. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada em 2021, 70% das empresas de pequeno porte já possuem presença digital, vendendo por meio de redes sociais, aplicativos e internet em geral.

Ao que tudo indica, os micro e pequenos empresários têm adotado o marketing digital como estratégia de crescimento. Segundo o estudo realizado pela Resultados Digitais: ‘Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil’. Ele destaca que 94% das empresas escolhem o marketing digital, enquanto apenas 6% optam por publicidade tradicional e eventos. No entanto, apenas 5% consideram suas estratégias eficientes.

Criada durante a pandemia da Covid-19, a 3ADS é uma empresa goiana especializada em tecnologia, marketing e vendas. Fundada por três sócios com perfis complementares (Carlos Costa, Guilherme Medeiros e Nathália Machado), é focada em auxiliar os pequenos negócios a obterem resultados no ambiente digital. Aliás, o nome deriva do número de sócios e da sigla “ADS”, que representa anúncio. Atualmente, conta com 19 profissionais. Segundo o sócio Carlos Costa, as pequenas empresas representam de 40% a 50% da base de sua clientela.

Papel crucial

De acordo com Carlos Costa, a retomada econômica pós-pandemia foi impulsionada pelos pequenos negócios, que se adaptaram às novas demandas e desafios enfrentados durante esse período. “Com a redução da presença do público nas ruas e praças, muitos negócios precisaram repensar suas estratégias e encontrar novas oportunidades. Assim, impulsionaram o crescimento do PIB brasileiro, por meio de suas respostas ágeis às demandas geradas pela pandemia”, contextualiza.

Conforme levantamento realizado pelo Sebrae, 99% das empresas brasileiras enquadradas nessa categoria contribuem com 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, beneficiando direta ou indiretamente mais de 40% da população. No ano de 2022, tais empresas concentraram aproximadamente 80% dos empregos formais gerados no País. O que evidencia, assim, sua importância crucial no processo de recuperação econômica pós-pandemia.

Neste contexto, específico de Goiás, a 3ADS destaca a importância do marketing digital para os pequenos negócios. Com uma base de clientes composta por diversos segmentos, como serviços e e-commerce, a empresa entende que o marketing digital desempenha um papel crucial na jornada de compra, que agora começa antes da compra física ou on-line. “Compreender como as pessoas pesquisam, compram e avaliam produtos e serviços é essencial para os negócios locais”, destaca Carlos.

Ao adotarem estratégias de marketing digital, os pequenos negócios se beneficiam de uma série de vantagens, como maior precisão na mensuração e análise de resultados. Além disso, a segmentação do público-alvo é mais direcionada, permitindo um melhor direcionamento das campanhas, oferecendo dinamicidade e flexibilidade e permitindo ajustes e otimizações contínuas para alcançar melhores resultados.

Desafios

No entanto, os empreendedores deste segmento em Goiás enfrentam desafios específicos. Um deles é a contratação de profissionais qualificados e a dificuldade em expandir seus negócios digitais. Para superar estes obstáculos, soluções abrangentes são essenciais, com suporte em todos os aspectos do processo de marketing digital, desde o entendimento do cliente até a execução da estratégia, monitoramento e otimização.

Além disso, é importante estar atualizado com as últimas tecnologias e abordagens. Buscando melhorar a experiência do usuário, o ranqueamento orgânico, o desempenho em mídia paga e os treinamentos.
Para Carlos Costa, a revolução do marketing digital em Goiás depende do apoio governamental e das competências dos empreendedores, por meio de incentivos e treinamentos. “Capacitação e qualificação são fundamentais para que os empreendedores compreendam a importância da tecnologia e estejam preparados para se adaptar às mudanças em curso”, conclui.

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