sábado, 27 de abril de 2024
Governo de Goiás promoverá novo Refis

Governo de Goiás promoverá novo Refis

Programa começa a valer em abril com descontos de até 99% no pagamento de multa e juros de dívidas de ICMS.

8 de março de 2024

O governador Ronaldo Caiado enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Goiás instituindo medidas facilitadoras para a quitação dos débitos de ICMS. O programa deve vigorar, a partir de 1º de abril, por 120 dias. Vai abranger os créditos tributários cujos fatos geradores ou prática de infração tenham ocorrido até 30 de junho de 2023. Em outro projeto de lei constará a renegociação do IPVA e do ITCD.

O contribuinte poderá pagar à vista ou parceladamente, com redução variada de multa, inclusive a de caráter moratório, e dos juros de mora. No pagamento do ICMS, os descontos no valor dos juros de mora e das multas serão de 99% para pagamento à vista. Em caso de parcelamento, quanto maior, menores os descontos. No prazo máximo chegam a 40%, quando dividido de 61 a 120 meses.

No caso das penalidades pecuniárias, por descumprimento de obrigações acessórias, os descontos serão menores: de 90% para pagamento à vista. E chegam a 30% em caso de parcelamento de 61 a 120 meses.

O valor mínimo de cada parcela fica em R$ 300,00 e vence no dia 25 de cada mês. Com exceção da primeira parcela, em que contribuinte tem de quitar no dia do acordo.

Crédito ajuizado

As medidas alcançam inclusive o crédito tributário ajuizado, decorrente da aplicação de pena pecuniária, objeto de parcelamento, constituído por meio de ação fiscal, após o início da vigência desta Lei, não constituído, desde que venha a ser confessado espontaneamente, ou decorrente de lançamento sobre o qual tenha sido realizada representação fiscal para fins penais.

A proposta também permite a remissão do crédito tributário inscrito em dívida ativa até 31 de dezembro de 2018, no valor de até R$ 35,5 mil.

Leia também: Estado diz que terá a menor alíquota de ICMS no País

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.