sexta-feira, 3 de maio de 2024
OCB defende o programa Coopera Mais Brasil

OCB defende o programa Coopera Mais Brasil

Tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, o associativismo e empreendimentos solidários da Agricultura Familiar no país.

22 de abril de 2024

Luís Alberto vai propor em Goiás um projeto piloto do programa federal

O Sistema OCB participa do programa Coopera Mais Brasil, lançado nesta segunda-feira (22/4) em Luziânia (GO). Criado pelo governo federal, o programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, o associativismo e empreendimentos solidários da Agricultura Familiar no país.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, representando a entidade nacional, destacou a importância do cooperativismo como instrumento de mudança da realidade social e seu amplo alcance econômico.

“Atualmente, mais de 20 milhões de brasileiros estão diretamente associadas ao Sistema OCB. Destes, mais de 1 milhão são produtores e produtoras rurais, dos quais 71,2% atuam na agricultura familiar”, informou.

Projeto piloto

O programa prioriza a capacitação e a busca por equipamentos para as cooperativas de agricultura familiar visando agregar valor por meio das agroindústrias.

“Vamos propor em Goiás um projeto piloto de intercooperação entre as cooperativas já estruturadas e de outros ramos com as cooperativas de agricultura familiar e de reciclagem”, afirmou Luís Alberto.

Atualmente, cerca de 1,2 mil cooperativas agropecuárias brasileiras, representam mais de 50% da safra nacional de alimentos do país. dentre eles café, leite, aves, suínos, milho, arroz e feijão.

“O cooperativismo de crédito está presente em 55% dos municípios, sendo a única instituição presente em mais de 300 municípios brasileiros. É representado por cerca de 9 mil pontos de atendimentos, distribuídos nestas regiões, promovendo inclusão financeira para toda a população”, enfatizou Luís Alberto.

Metas

Uma das metas do programa Coopera Mais Brasil é estimular a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o País. Bem como o aumento da produção de alimentos, a melhoria de renda e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

Paralelamente, as ações no âmbito do programa vão promover a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.

Saiba mais: Desafios para as cooperativas do agronegócio

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.