Pequeno negócio: fotografa vê oportunidade de empreender com a venda de doces de jaboticaba em Goiânia. Tem dado muito certo.
Com 22 anos de experiência capturando a essência da vida através das lentes, Selma Cândida era uma fotojornalista experiente. No entanto, o desejo de estar mais presente nos cuidados da saúde da filha e a busca por um novo desafio a impulsionaram a abrir mão dessa profissão para procurar um novo ramo: o empreendedorismo.
Daí, ela deu início ao Empório Jaboticabal, com produtos feitos apenas da fruta. O espaço, que fica no Setor Centro-Oeste de Goiânia, região mais conhecida como Fama, conta com diversos produtos feitos pela fruta escura com o sabor bem conhecido.
Mas ela não apareceu na vida da Selma de repente. A empreendedora conta que, durante a vida de fotógrafa, fez muitos ensaios fotográficos na Fazenda Jaboticabal, que fica em Hidrolândia, na Grande Goiânia. A prima dela, Andreia, desenvolveu muitas iguarias tendo a jabuticaba como carro-chefe para o local.
Em um determinado dia, Selma, mesmo não sendo amante de doces, experimentou quatro tipos que achou muito saborosos: doce em barra, cristalizado, em pasta e em corte. A partir daí, se propôs a vender os doces para levá-los ao conhecimento de mais pessoas.
“Do nada, assim, eu falei: ‘não, eu vou vender!’ Eu resolvi vender os produtos para ela porque realmente eu gostei muito, achei muito gostoso. Eu não tinha intenção alguma de trabalhar com empório”, relata.
Nessa altura do campeonato, Selma tinha um estúdio fotográfico de Newborn – fotos feitas assim que o bebê nasce. Por causa do empório, ela decidiu desmontar todo o estúdio, mas algumas coisas da fotografia ficaram como decoração do local.
Ela conta que, no local, é possível encontrar doce, além de sucos, temperos, geleias, compotas, farinha, jabuticaba desidratada, doce de casca, pasta para churrasco, molho para carnes, vinhos tintos suave, seco e licoroso, e até mel da florada da jabuticabeira.
Uma curiosidade é que a fruta só se dá uma vez ao ano, mas, com o volume de produção, é possível fazer todos esses produtos.
Selma relata que o boom dos produtos veio após ela mandar amostras para a caixa postal de uma influencer em São Paulo. Ela realizou a postagem nas redes sociais e Selma viu disparar o número de pedidos.
Por causa disso, os produtos já pararam em diversas cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso e Distrito Federal.
E não pense que os pedidos pararam por aí. Ela já recebeu encomendas dos Estados Unidos e da Espanha. Agora, como é um trâmite diferente, trabalha para levar as iguarias para o mundo.
“Ah, assim, eu quero muito que as pessoas conheçam os produtos porque a jabuticaba é muito boa para saúde”, lembra.