Há apenas quatro anos no mercado, empresa goiana conta com mais de 400 funcionários e clientes em todo o território brasileiro.
A Essence Cosmetics é uma empresa goiana que atua há apenas quatro anos no ramo de terceirização de cosméticos. Mas já tem se destacado no mercado por oferecer um serviço completo e personalizado para marcas e influenciadores que desejam lançar seus próprios produtos.
Localizada no Polo Empresarial de Aparecida de Goiânia, a fábrica conta com mais de 400 funcionários. E atende a mais de 100 clientes em todo o Centro-Oeste e em outras regiões do Brasil.
Segundo Rayana Pimentel, presidente da Essence Cosmetics, destaca que a empresa tem capacidade de produção de até 2 milhões de itens por mês. Oferece desde a criação e desenvolvimento de fórmulas até a produção, embalagem e rotulagem dos produtos.
“Há casos que, por exemplo, que fazemos o catálogo completo para o cliente. Ele já tem tudo pronto – os ativos e embalagem – e só me específica o que quer e nós produzimos. Mas têm outros clientes, por exemplo, que já pegamos uma dermato, que ela queria fazer o próprio produto com mais concentração, mas com determinado ativo. Nós também fazemos”, diz Rayana Pimentel ao EMPREENDER EM GOIÁS.
A empresária afirma ainda que a empresa conta com um rigoroso controle de qualidade e um compromisso com a sustentabilidade, utilizando matérias-primas biodegradáveis e embalagens recicláveis sempre que possível. A empresa conta com mais de 600 SKUs (Stock Keeping Unit) de produtos e mais de 1 mil ativos em seu portfólio.
A expectativa é que os produtos possam chegar em outros países a partir de 2026, através de um plano de expansão que já está sendo desenhado pela empresa.
Segundo Rayana Pimentel, a empresa conta com uma linha de produtos completamente vegana: a Piatan. Foi pensado para ser um produto mais orgânico e natural possível. A consequência disso é a economia de luz e de água dentro da própria empresa.
“A gente está lançando agora um sabonete íntimo de barra que ele vai zero água. Então, além de economizar energia e água, faz bem para o meio ambiente. Ela é reutilizável”, diz.
O mercado de cosméticos no Brasil continua a crescer, com uma previsão de aumento anual de 4,1% até 2024, segundo a Euromonitor International. Dados da Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostra que somente no período de 2018 a 2022, o crescimento do setor foi de 560% em relação aos períodos anteriores.
O país é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Japão.