O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa de referência de juros (Selic) no patamar de 10,50% ao ano na reunião desta quarta-feira (31). A decisão foi unânime e repete o movimento visto em junho, quando interrompeu o ciclo de cortes de juros. Após sete reduções, que levaram a taxa de 13,75% para 10,50%, a autoridade monetária assumiu uma postura mais cautelosa.
“O Comitê, unanimemente, optou por manter a taxa de juros inalterada, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam acompanhamento diligente e ainda maior cautela”, afirmam os diretores.
A decisão vai ao encontro das apostas do mercado, que já estava convencido da manutenção dos juros, após um agravamento da inflação e com a desancoragem das expectativas e o risco fiscal no radar.
O Banco Central repetiu o movimento do encontro passado, quando interrompeu o ciclo de flexibilização da política monetária, iniciado em agosto de 2023. No afrouxamento, houve uma redução de 0,25 ponto porcentual (p.p.) e outras seis de 0,50 p.p.
Antes de iniciar a flexibilização, o BCmanteve a Selic em 13,75% por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023. O ciclo de aperto monetário, que precedeu essa pausa, começou em março de 2021 e seguiu por 12 reuniões seguidas.