terça-feira, 5 de novembro de 2024
Marca de condimento goiana ganha o mundo

Marca de condimento goiana ganha o mundo

A Alhesco produz e vende molhos de pimenta, alho, molho inglês e shoyu para Venezuela, Paraguai, Panamá, Uruguai e Coreia do Sul

11 de outubro de 2024

Jamil Pereira: “Fabricamos mais de 70 produtos em nossa fábrica localizada em Nerópolis”

Um empresário goiano vem se destacando no ramo de condimentos com produtos sendo bem aceitos em outros estados brasileiros e até mesmo em outros países. A Alhesco surgiu com a união de três irmãos, onde cada um estava deixando a sua área específica e queriam investir na área industrial. Apesar da empresa ter sido criada em 1994, somente em 2021, os irmãos viram tudo mudar.

Hoje, amil Pereira é sócio-diretor da empresa voltada na fabricação de molhos e condimentos em geral. “Nós decidimos criar uma indústria voltada para o desenvolvimento de temperos. Começamos a produzir a nossa linha de molhos de pimenta, de derivados de pimenta,  de alho, molho inglês e molho shoyu. Introduzimos em nosso portfólio alguns produtos que a gente já estava para produzir e já vendê-los ao mercado”, destaca. 

Diante das dificuldades de manter uma marca própria, ele, de maneira paralela, foi fazendo produtos para outras marcas. Foram cerca de 60 marcas atendidas. O período, segundo ele, foi uma ação estratégia para  ganhar expertise do assunto. Durante a pandemia, Jamil Pereira despertou a curiosidade de saber como funcionavam as importações e foi onde ele descobriu uma parceria com a Fieg. 

“A gente estava com um projeto  de levar a marca para outros lugares do Brasil. Na pandemia, conhecemos a possibilidade da exportação dos produtos, mas não tínhamos a menor ideia de como que era o procedimento, como que teríamos de fazer, quais seriam os documentos que a gente tinha que ter,  qual é o modelo de rotulação, entre outras dúvidas”, destaca.

Exportação

Com essas dúvidas sanadas, Jamil  viu a exportação internacional explodir. Os produtos estão presentes na Venezuela, Paraguai, Panamá, Uruguai e até na Coreia do Sul. No Brasil, é possível encontrar os produtos em estados do Norte e Nordeste. 

Para ampliar ainda mais a presença no mercado internacional, a Alhesco participa do Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE), que está sendo realizado até esta sexta-feira (11) pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Ao todo, são 70 produzidos na fábrica de 2 mil metros quadrados que fica em Nerópolis, na Grande Goiânia. São 67 funcionários divididos entre reprodução, expedição e administrativo.

Apesar da marca própria, Jamil conta que ainda continua atendendo as marcas parceiras. Ao todo, são 100 toneladas de produtos por mês. Ele conta que teve um cuidado de fazer com que o produto ficasse conhecido fora de Goiás para não chocar com os clientes internos dele. 

“Porque aqui a gente já está através dos nossos parceiros. Nós não temos o interesse de dividir a gôndola com os nossos parceiros, uma vez que nós já estamos nas gôndolas, só que com a marca deles. Então, a gente quer ter esse cuidado de vir de fora para dentro para a conquista desse mercado todo a nível nacional”, afirma. 

Futuro 

Jamil conta que para o próximo ano está pensando em dobrar o tamanho da fábrica e chegar a outros países,  como a China. Para isso, um azeite de oliva com um toque de pimenta está sendo confeccionado. Segundo ele, o período de maturação já passa de 30 dias e ele acredita que tem que ficar mais para chegar no ponto correto. 

“Será um condimento que vai ao gosto do asiáico, que é o azeite apimentado. Ele tem uma coloração e uma pigmentação muito bonita, um paladar extraordinário. A pimenta fica um certo tempo mergulhada nesse azeite até ela liberar toda a coloração, todo o gosto e todo o cheiro para o azeite”, explica. 

O segmento do qual faz parte a empresa de Jamil é o grande destaque nas exportações industriais de Goiás, pois respondeu por quase 70% (68,65%) da comercialização para fora do País, só em 2023. 

A indústria de alimentação também foi a que mais contribuiu com o crescimento de quase 50% (47,14%) no volume total de exportações da indústria goiana registrado entre 2019 e 2023. Os dados são do Observatório da Fieg.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

3 thoughts on “Marca de condimento goiana ganha o mundo”

  1. Goiazin Zani de Morais disse:

    Jamil, fico feliz e confiante no sucesso da Alhesco, pois é administrada pelo grupo (3 Irmãos) com profissionalismo e muita dedicação e garra. Parabéns e sucesso sempre.

  2. Goiazin Zani de Morais disse:

    Jamil, fico feliz e orgulhoso, certamente o sucesso da Alhesco é evidente graças uma administração séria e profissional implantado pelo grupo gestor da Indústria ( treis irmãos). Parabéns.

  3. Ecleudimar Nascimento Duarte disse:

    Trabalho na empresa a cerca de 7 meses, e acredito que possamos muito mais. Com a equipe com quem trabalho somos uma família de grande responsabilidade em tudo que fazemos ,para garantir que nossos produtos saem com a rotulação em perfeitas condições para que nossos clientes tem a visão de que nossos esforços são dedicados a eles, com nosso sucesso. Para isso nossa equipe tem total atenção no que faz,e nossos consumidores e clientes sinta o verdadeiro sabor de nossos produtos.