Cerca de 60% das empresas goianas não têm ou estão apenas iniciando seus ciclos de planejamentos estratégicos, aponta pesquisa.
Cerca de 60% das empresas goianas não têm ou estão apenas iniciando seus ciclos de planejamentos estratégicos. Segundo revela a pesquisa realizada com mais de 120 empresas pela Lure Consultoria. Os resultados foram apresentados pelo sócio diretor da empresa, Ronaldo Guedes, para os associados da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).
As empresas privadas familiares são as que apresentam o nível mais básico ou a inexistência de um planejamento. Algo que pode dificultar sua performance e competitividade a longo prazo. Um dos pontos defendidos pela pesquisa é o investimento em tecnologia e inovação, para que as empresas goianas não sofram com a concorrência de outras que investem nestes setores.
Para o presidente da Acieg, Rubens Fileti, investir em planejamento e governança estratégica é um diferencial para as empresas. “O planejamento é muito importante para aquelas empresas que querem se fortalecer para superar mudanças do mercado e, com isso, obter melhores resultados a longo prazo”, frisa Fileti.
Segundo ele, outro ponto relevante são as práticas tradicionais, focadas em aspectos comerciais e financeiros, que algumas empresas adotam quando implementam seus planejamentos estratégicos.
A pesquisa evidencia que é preciso investir em aprofundamento na cultura de planejamento estratégico, para que as empresas que tomam essa postura mais tradicional possam entender a necessidade de soluções mais robustas e capazes de lidar com a complexidade dos negócios atualmente.
Um exemplo apontado, lembra Guedes, é a grande dependência da ferramenta Excel. Que, mesmo com sua grande popularidade, muitas vezes não consegue suprir todas as demandas que aparecem no dia a dia das empresas.
Ronaldo Guedes apresenta sugestões para que os empresários possam melhorar a implementação do planejamento estratégico. Confira.
Capacitação
Oferecer treinamentos e programas de desenvolvimento para que os colaboradores compreendam a importância do planejamento estratégico e as melhores práticas para sua implementação.
Tecnologia
Adotar softwares e plataformas especializadas para gestão estratégica, que permitam uma análise mais profunda dos dados e a integração de diferentes áreas da empresa.
Visão Sistêmica
Abordar temas estratégicos como inovação, marketing, satisfação dos clientes, gestão de pessoas e tecnologia da informação de forma mais integrada no planejamento estratégico.
Governança
Implementar mecanismos de acompanhamento e avaliação da estratégia, garantindo que ela seja efetivamente executada e alinhada com os objetivos da empresa.