quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
Empregos na construção civil crescem 340% em Goiás

Empregos na construção civil crescem 340% em Goiás

O setor tem 105,1 mil trabalhadores com carteira assinada no estado. Poderia ser mais, não fosse a dificuldade para preencher todas as vagas.

9 de novembro de 2024

A geração de novos empregos no setor da construção civil em Goiás cresceu 340% nos últimos 12 meses, até setembro deste ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. De janeiro a setembro deste ano, o saldo já é de 14,8 mil novos empregos. Com isso, o setor tem registrado, até setembro, 105,1 mil trabalhadores com carteira assinada.

E poderia ser mais, não fosse a dificuldade das empresas do setor de preencherem todas as vagas criadas e ainda disponíveis.

O setor tem sido impulsionado por investimentos em infraestrutura, habitação e obras públicas. Programas habitacionais e investimentos em estradas e saneamento também colaboram. Além disso, a expansão de projetos de urbanização e o aquecimento do mercado imobiliário regional têm favorecido o setor.

O crescimento do crédito imobiliário também tem estimulado a compra de imóveis. De acordo com Carolina Lacerda, gerente de Desenvolvimento Imobiliário da Vega Incorporações, “esse cenário incentiva construtoras e empresas de engenharia a ampliar seus quadros de funcionários para atender à demanda”. Somente a Vega Incorporações, recentemente, aumentou em 50% o total de vagas em seu quadro de pessoal.

Os principais segmentos geradores de vagas são o de construção de edificações, como residências e prédios comerciais; o de infraestrutura, com obras viárias e de saneamento básico; e o de reformas e manutenção em centros urbanos. Apesar da expansão, o setor tem enfrentado dificuldades para preencher as muitas vagas disponíveis.

“A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades. Especialmente para funções específicas, como pedreiros especializados, carpinteiros, eletricistas e mestres de obras”, diz Carolina Lacerda.

Interior

No interior de Goiás, a construção civil tem crescido principalmente em regiões próximas a centros agrícolas e polos industriais. Porém, cidades pequenas enfrentam maior escassez de mão de obra qualificada por não terem grande oferta de capacitação.

Em contrapartida, as empresas de construção civil em Goiás têm oferecido treinamentos e capacitações para formar mão de obra. Essas iniciativas permitem que pessoas sem experiência tenham uma oportunidade de ingressar no setor.

A Vega Incorporações concede treinamentos constantes para suas equipes, além de programas como o Capacete Dourado, que premia operários exemplares, e residência para engenharia civil.

A empresa também promove um ambiente de trabalho melhor com distribuição de frutas, ginástica laboral e outras atividades. Além disso, possui auditorias internas e externas que acompanham as instalações das obras e um corpo de técnicos coordenados por uma engenheira de segurança para acompanhar os canteiros.

“Com a alta demanda, muitas construtoras têm oferecido benefícios como vale-alimentação, assistência médica e transporte, além de salários competitivos”, diz Carolina. Além disso, o setor tem buscado parcerias com programas de formação técnica, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para oferecer cursos práticos e teóricos aos trabalhadores.

Saiba mais: Goiás é líder na indústria da construção no Centro-Oeste

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.