Especialistas destacam que uso da tecnologia ainda levará à busca de soluções de muitas dores do mercado
O mundo dos negócios passa por grandes mudanças e quem pensa em dar o primeiro passo no empreendedorismo em 2025 começa a ficar atento em segmentos que possam ganhar investimentos por parte de quem quer se tornar um empreendedor ou quer impulsionar os seus negócios.
Segundo o analista do Sebrae Goiás, Vinicios José Araújo, somente no primeiro quadrimestre de 2024, foram abertas mais de 1 milhão de novas empresas em todo o Brasil, o que representa um aumento de 26% em relação ao período anterior.
Pensando nesse número, o Sebrae Goiás lançou um e-book onde destaca 10 tendências para negócios no próximo ano:
Confira
“Quando você pensa nesse olhar de se tornar referência, você está com o olhar um pouco à frente do futuro. Você começa a ter uma perspectiva de negócio mais lucrativa e acaba se antenando mais com essas tendências de mercado. Nós orientamos muito os clientes do Sebrae de forma resumida em dois pontos principais: estar atento com a questão da transformação digital e com o comportamento do consumidor”, pontua.
Tecnologia
Para o consultor, Marcelo Camorim, os setores de tecnologia e serviços devem continuar impulsionando a economia e sendo pontos de atenção para boas ideias. Entretanto, ele destaca que a pessoa deve sempre prestar atenção ao mercado e nas taxas de juro visando possíveis endividamentos para fazer investimentos.
“Porque se você montar um negócio ou estiver com um atrelado à taxa de juros fica mais difícil. Se os juros estiverem muito altos, você tem que prestar atenção nesses sinais que realmente a economia vai dar. Este é um dos motivos mais importantes para 2025, para que você fique de olhos abertos.”, destaca.
Além disso, Marcelo alerta que há alguns segmentos que já foram mais vantajosos e que, agora, não são mais tão atrativos. “As áreas de telefonistas, caixa de supermercado, faxina, entre outras, estão sumindo aos poucos. Porque elas estão sendo substituídas por tecnologia, ainda mais com o advento da inteligência artificial. São áreas, principalmente, ligadas a trabalhos de mão de obra não qualificada que estão e serão substituídas”, pontua.