quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Veja 10 tendências de negócios para 2025

Veja 10 tendências de negócios para 2025

Especialistas destacam que uso da tecnologia ainda levará à busca de soluções de muitas dores do mercado

1 de janeiro de 2025


O mundo dos negócios passa por grandes mudanças e quem pensa em dar o primeiro passo no empreendedorismo em 2025 começa a ficar atento em segmentos que possam ganhar investimentos por parte de quem quer se tornar um empreendedor ou quer impulsionar os seus negócios.

Segundo o analista do Sebrae Goiás, Vinicios José Araújo, somente no primeiro quadrimestre de 2024, foram abertas mais de 1 milhão de novas empresas em todo o Brasil, o que representa um aumento de 26% em relação ao período anterior. 

Pensando nesse número, o Sebrae Goiás lançou um e-book onde destaca 10 tendências para negócios no próximo ano: 

Confira

  • Compras com benefícios – que é uma boa forma de valorização do cliente. Um bom exemplo é o programa de fidelidade; 
  • Criadores de conteúdos profissionais – que serve para ganhar a confiança dos consumidores através do marketing de influência, com estratégias cada vez mais profissionais, o que exige, em troca, maior profissionalização dos criadores;
  • Plataformas de cocriação –  é uma abordagem que tende a gerar materiais mais criativos e repletos de gatilhos mentais;
  • Compras personalizadas – dentre as ações mais eficazes está a criação de um banco de dados robusto com informações mais detalhadas dos clientes, o que leva às interações e mais poder de persuasão de compra;
  • Realidade mista – um tipo de abordagem que atrai clientes com alto potencial de compra e fortalece a confiabilidade da marca; 
  • Novas Interações – segundo projeções do Statista, esses nichos devem ter um crescimento médio de 12,1% ao ano até 2027; 
  • Representatividade – esse tipo de ação demonstra o compromisso do negócio com aspectos sociais, além de transmitir os valores referentes à diversidade; 
  • Redução da pegada de carbono – ou seja, a atenção à quantidade de gases do efeito estufa emitidos deve estar em pauta nas empresas; 
  • Vantagem colaborativa – consiste na valorização da economia local e essa vantagem colaborativa ajuda a gerar possível parcerias; 
  • Compras virtuais com experiências reais – as aquisições online chegaram a mais 185 bilhões no Brasil no ano passado, segundo dados da ABComm. 

“Quando você pensa nesse olhar de se tornar referência, você está com o olhar um pouco à frente do futuro. Você começa a ter uma perspectiva de negócio mais lucrativa e acaba se antenando mais com essas tendências de mercado. Nós orientamos muito os clientes do Sebrae de forma resumida em dois pontos principais: estar atento com a questão da transformação digital e com o comportamento do consumidor”, pontua. 

Tecnologia

Para o consultor, Marcelo Camorim, os setores de tecnologia e serviços devem continuar impulsionando a economia e sendo pontos de atenção para boas ideias. Entretanto, ele destaca que a pessoa deve sempre prestar atenção ao mercado e nas taxas de juro visando possíveis endividamentos para fazer investimentos.

“Porque se você montar um negócio ou estiver com um atrelado à taxa de juros fica mais difícil. Se os juros estiverem muito altos, você tem que prestar atenção nesses sinais que realmente a economia vai dar. Este é um dos motivos mais importantes para 2025, para que você fique de olhos abertos.”, destaca. 

Além disso, Marcelo alerta que há alguns segmentos que já foram mais vantajosos e que, agora, não são mais tão atrativos. “As áreas de telefonistas, caixa de supermercado, faxina, entre outras, estão sumindo aos poucos. Porque elas estão sendo substituídas por tecnologia, ainda mais com o advento da inteligência artificial. São áreas, principalmente, ligadas a trabalhos de mão de obra não qualificada que estão e serão substituídas”, pontua.

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