A Honest produz, atualmente, mais de 70 mil unidades na fábrica em Bela Vista em embalagens de 350 e 900 ml.
Um goiano tem se destacado na produção de sucos 100% naturais. Ou seja, levando apenas frutas e adoçados com maçã desidratada, sem açúcar comum da receita. É a premissa da Honest, do empresário Flávio Evangelista Baylão Neto, e do seu sócio, Elbber Antônio da Silva.
A Honest produz, atualmente, mais de 70 mil unidades na fábrica em Bela Vista em embalagens de 350 e 900 ml. Com 18 funcionários, todo o processo de compras, produção, revenda e distribuição ainda é de responsabilidade da própria empresa.
As vendas acontecem em mais de 800 pontos de Goiânia, além de Trindade, Iporá, Rio Verde e Morrinhos.
Existem seis sabores até o momento: frutas vermelhas, morango com maracujá, morango com limão, maracujá, acerola e limonada. Para este ano, a empresa prevê lançar mais três novos sabores.
Um deles, Flávio Evangelista adiantou para ao EMPREENDER EM GOIÁS: framboesa com limão. Uma variante da bebida pink lemonade, mas com um aspecto mais natural. Os outros sabores devem conter frutos mais presentes no paladar do goiano.
Há cerca de 15 anos, Flávio e Elbber estudaram juntos durante um MBA. Mas cada um seguiu a sua vida. Algum tempo depois, o pai de Flávio Evangelista descobriu que estava com diabete. Por incrível que pareça, segundo ele, foi pelo alto consumo de açúcar presentes em sucos feitos com frutas da safra que tendem a ser mais doces.
O pai do empresário goiano, então, começou a plantar limões, chegando a ter mais de 100 pés. Flávio, que trabalhava em outro estado, retorna a Goiânia e vê naquela plantação de limões uma oportunidade para empreender.
A Honest teve início em 2020, pouco antes da pandemia da Covid-19. Nesta época, havia um terceiro sócio, que, em uma visita a rede americana Whole Food, apresentou o que viria a se tornar a empresa goiana.
“Ele me disse que se a gente fizesse um strawberry lemonade no Brasil, igual ao do Whole Foods, a gente ia estourar de vender. Que o produto era bom demais e que no Brasil temos muita matéria-prima. Vamos estudar? Falei: Vamos!”, conta Flávio Evangelista.
Ele iniciava, então, a via crucis de todo empreendedor brasileiro: correu atrás dos documentos necessários, dos trâmites burocráticos, de infraestrutura, de maquinários e de muito mais do que era preciso para dar início a Honest.
Além da pandemia, Flávio Evangelista conta que, nos primeiros anos, teve de competir com as grandes marcas já existentes no mercado. Mas que a Honest tem encontrado o seu espaço.
“Estamos presentes nos minimercados e em algumas redes de supermercados, padarias, lanchonetes e hamburguerias. Pode ter certeza que, se você pegar três hamburguerias em Goiânia, pelo menos em uma a gente vai estar”, frisa.
Flávio Evangelista fez parcerias com alguns agricultores familiares e cooperativas para ter matéria-prima. A acerola vem de São Paulo, enquanto a amora do Rio Grande do Sul. Mas há frutas que vêm do Egito, como o morango, ou do Chile, de onde vem a framboesa e o mirtilo. Os limões continuam sendo colhidos da plantação do empresário.
Antes de pensar em expansão, a Honest quer se consolidar primeiro no mercado goiano. Até mesmo para manter a qualidade dos sucos.
“O nosso produto é feito para o público e paladar goiano. Além disto, quanto mais perto o meu cliente estiver, mais fresco é o suco que eu coloco na casa dele. O meu produto chega na gôndola com dois dias de produção. Enquanto outras marcas grandes demoram de 40 a 50 dias”, afirma o empresário.