domingo, 27 de abril de 2025
Cervejaria goiana está entre as 10 melhores do Brasil

Cervejaria goiana está entre as 10 melhores do Brasil

A pequena empresa goiana, com apenas 4 anos de mercado, tem se destacado em premiações e mira expansão nacional.

15 de março de 2025

Renata Farias: “No início de abril, os produtos da Cervejaria Dona Lupulina estarão à venda em São Paulo”

A Cervejaria Dona Lupulina ganhou o reconhecimento de melhor cervejaria de Goiás e a 10º melhor do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas. Na competição, a empresa goiana ganhou uma medalha de ouro (Amber Weiss) e cinco de prata (Wheat wine, Eisbook, Lichensteiner, Quadrupel e Biere de garde).

Além disso, a cervejaria ganhou mais duas medalhas: ouro (Quadrupel) e bronze (Amber Weiss) no South Beer Cup, considerado a “Libertadores da América da Cerveja” e que disputa com cervejarias de toda a América do Sul. Os concursos ocorreram de maneira simultânea em Balneário Camboriú (SC).

A empresária Renata Farias destaca que o reconhecimento vem ao encontro com uma fase muito importante da cervejaria: a entrada da marca em outros estados. Como São Paulo em abril e conversas adiantadas para entrar em Uberlândia (MG).

A empresária ainda destaca a intensificação do mercado de Brasília (DF) com galões da cerveja que passaram de 20 para 30 litros de capacidade no armazenamento.

“Temos quatro anos de existência apenas. Mas nos mostra, com esse passar do tempo, que todos os anos participamos do concurso brasileiro e a gente vê o crivo da qualidade do nosso trabalho e dos nossos produtos. E Goiás, até então não reconhecido nesse ramo, está criando respeito lá fora”, destaca.

Além disso, Renata conta ao EMPREENDER EM GOIÁS que a empresa também dará início ao envase de cervejas em garrafas de 355 ml. A escolhida para inaugurar essa nova fase foi o estilo Belga Quadrupel, já reconhecida com quatro medalhas. “Ela tem uma procura maior pelo público e, futuramente, nós vamos expandir essas garrafas para outros estilos”, destaca.

Novos mercados

A chegada em São Paulo acontecerá por inserção dos sabores em bares especializados em cervejas. E restaurantes com uma tendência gastronômica de harmonizar os sabores com a cerveja ao consumidor final.

Por causa disso, Renata destaca necessidade de investimentos, como a aquisição de uma cozinha cerveja maior, para uma produção de maior eficiência. Para que tudo isso dê certo, conta com oito funcionários.

A produção da Lupulina passou de 4 mil para 5 mil litros por mês. A empresa conta com um brewpub (pequena cervejaria) na Avenida Viena, no Jardim Europa. Em anexo, fica todo o espaço onde as cervejas são produzidas.

Aliás, na casa, é possível encontrar 16 estilos. Sendo cinco delas fixas, que fazem mais o gosto do público, como a Pilsen Premium, American IPA, Vienna Lager, Blonde Ale e Gose de Caju. E 11 são rotativas, que oscilam entre diversos fatores, como datas comemorativas.

Reconhecimento

A empresa já é veterana nas premiações. Em 2023, a Dona Lupulina participou do Concurso Brasileiro de Cervejas em Santa Catarina, em que recebeu o prêmio de “Melhor Cervejaria Goiana”, com medalha de primeiro lugar.

No mesmo ano, na European Beer Star 2023, realizado na Alemanha e considerado o principal prêmio cervejeiro, a goiana levou medalha de prata com a Dona Lupulina Grodziskie.

Também na Alemanha, na South Beer Cup, ganhou ouro com as bebidas Dona Lupulina Amber Weiss na categoria South German-Style Bernsteinfarbenes Weizen, Dona Lupulina Grodziskie na categoria Grodziskie, e Dona Lupulina Liechtenstein na categoria Historical Beer.

Saiba também: Goiás ganha mais uma cervejaria artesanal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.