A CDL Goiânia prevê que a ferramenta deve modernizar processos, reduzir a inadimplência e facilitar a vida do consumidor e do lojista.
Os lojistas goianos estão otimistas com as mudanças que o Pix Automático deve causar no crediário próprio, principalmente na redução de custos. A nova funcionalidade começa a vigorar na próxima segunda-feira (16/6).
A CDL Goiânia (Câmara de Dirigentes Lojistas) avalia que a ferramenta deve modernizar processos, reduzir a inadimplência e facilitar a vida do consumidor e do lojista. Especialmente no caso das lojas que operam com crediário próprio, um modelo de pagamento tradicional que envolve a emissão de boletos mensais ou carnês físicos.
“O crediário ainda é muito utilizado no comércio local, especialmente em lojas de bairro, móveis, vestuário e eletrodomésticos. Com o Pix Automático, o lojista pode substituir boletos por uma cobrança digital, automatizada e integrada com o sistema bancário do cliente”, diz Geovar Pereira, presidente da entidade.
O Pix Automático permite que qualquer negócio ofereça a opção de pagamento recorrente, com menos burocracia e mais alcance. O recebedor precisa apenas estar conectado a uma instituição financeira que ofereça o serviço, e o consumidor autoriza os débitos no seu banco de preferência.
Diferentemente do débito automático tradicional, que exige convênios formais com bancos. E, por isso, se torna viável geralmente para grandes empresas.
A nova modalidade também oferece maior controle ao consumidor, que pode estabelecer limites máximos de valor por débito. Além de receber notificações de cobrança e cancelar a autorização com até um dia de antecedência.
Para o lojista, isso significa menos gastos com impressão de carnês e boletos, além de redução de falhas logísticas, como atrasos no envio ou perda de documentos.
“Com o Pix Automático, o comércio se liberta do papel. Isso não apenas moderniza a relação com o cliente, mas também reduz custos operacionais e agiliza o recebimento”, afirma o presidente da CDL Goiânia.
Muitos atrasos de pagamento no crediário são causados não por inadimplência intencional, mas por esquecimentos ou dificuldades no acesso ao boleto físico.
Outra vantagem para o lojista está na previsibilidade do fluxo de caixa. Com as cobranças automáticas, é possível ter melhor planejamento financeiro, antecipar entradas e, inclusive, negociar com fornecedores com mais segurança.
“Em um cenário em que o crédito está caro e o consumo ainda é instável, ferramentas que aumentam a organização financeira das empresas são extremamente bem-vindas. O Pix Automático pode ser um ponto de virada para o varejo”, avalia Pereira.
Além disso, ao facilitar o pagamento para o consumidor, o novo modelo pode contribuir para a redução do endividamento e, com isso, para o aquecimento do consumo. “Com menos contas em atraso, o cliente volta a ter crédito, melhora sua pontuação e ganha poder de compra. O comércio sente esse reflexo quase que imediatamente”, frisa o presidente da CDL Goiânia.