terça-feira, 15 de julho de 2025
Tornar Goiânia referência em turismo gastronômico

Tornar Goiânia referência em turismo gastronômico

É o principal objetivo do programa Goiânia, Capital da Boa Mesa lançado pelo Sindibares.

26 de junho de 2025

Domingos Ávila Neto, Newton e Ian Baiocchi estão à frente do projeto

O Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindbares) lançou o programa “Goiânia, Capital da Boa Mesa”. Objetiva posicionar a capital goiana como referência no turismo gastronômico. Inspirado em experiências internacionais, como no Peru e Espanha, busca integrar os diferentes segmentos da cadeia produtiva do setor e valorizar a diversidade culinária local.

O programa aposta na criação de uma marca para a cidade, com ações estruturadas voltadas à comunicação, marketing, articulação entre os setores público e privado. Além de qualificação, formalização de negócios, fortalecimento da cadeia produtiva, programas de incentivo, cartografia do sabor e proposição de políticas públicas.

Segundo o presidente do Sindbares, Newton Pereira, Goiânia tem cerca de 15 mil bares, restaurantes e similares, dos quais cerca de 800 associados ao sindicato. O setor movimenta aproximadamente R$ 400 milhões por mês e emprega cerca de 50 mil pessoas. Esse número se refere a todo o estabelecimento de alimentação fora de casa, como panificadoras, cafeterias e até mesmo buffets de festa. “Estimamos que o setor fature cerca de R$ 5 bilhões em Goiânia apenas neste ano”, afirmou.

Cardápio

O cardápio local inclui pratos típicos como pamonha, empadão goiano, arroz com pequi, galinhada, jantinhas, doces e picolés regionais. A proposta do programa é reconhecer esse repertório como parte da identidade gastronômica da capital. Um dos idealizadores do projeto, o empresário Domingos Ávila Neto, afirmou que o programa tem origem na iniciativa privada e pretende se consolidar como uma política de longo prazo. “Queremos divulgar a cidade e atrair visitantes por meio da gastronomia”, destacou.

Newton Pereira destaca ainda que nos próximos meses acontecerá uma reunião de mobilização com o trend de negócios, que envolve empresários do ramo que não são associados, hotéis e demais interessados. A formação da comissão para direcionamento dos trabalhos será formada em agosto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.