quarta-feira, 16 de julho de 2025
Estado lança pacote de 7 obras rodoviárias

Estado lança pacote de 7 obras rodoviárias

Os investimentos somarão R$ 1,145 bilhão em corredores produtivos de regiões com alto fluxo logístico em Goiás.

4 de julho de 2025

O governo de Goiás lançou um pacote de sete novas obras rodoviárias custeados pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). Os investimentos somarão R$ 1,145 bilhão. Com contratação por meio de parceria com Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), uma Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os investimentos acontecerão em trechos que ligam cidades como Bela Vista, Silvânia, Caçu, Perolândia, Iporá e Itarumã.

Com base na Lei Federal nº 13.019/2014, o Ifag assume a responsabilidade pela contratação e execução das sete obras em corredores produtivos em regiões com alto fluxo logístico. Aprovadas pelo Conselho Gestor do Fundeinfra, estão distribuídas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro, as intervenções serão realizadas nas GOs: 461, 147, 178, 180, 206 e 220.

O novo formato viabilizará mais de 330 quilômetros de rodovias. Incluindo, além da pavimentação completa de rodovias estaduais, a construção de pontes e a duplicação de trechos estratégicos para o escoamento da produção agropecuária e a mobilidade regional. Com fiscalização da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO).

O governador Ronaldo Caiado avalia que a contratação direta com OSCs tende a se tornar referência nacional em desburocratização. “Estamos mostrando que é possível fazer mais, com mais qualidade e em menos tempo. A população quer obra pronta, quer estrada boa, quer segurança para trafegar. Esse novo formato garante isso. É uma inovação administrativa prevista nas legislações federal e estadual. Ao romper com a burocracia ineficiente, Goiás será exemplo para o Brasil”, disse.

Contratações

O Termo de Colaboração assinado entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a Goinfra e o Ifag estabelecem que a instituição fará as contratações de empresas para executar as obras por meio de chamamento público, após pré-qualificação. As contratadas devem comprovar expertise técnica em engenharia, certificação de projetos, assessoramento legal e gestão de obras.

Devem, ainda, apresentar seguros de responsabilidade civil e de conclusão de obra com cláusula de retomada, o que significa que, em caso de inadimplência ou abandono, outra empresa poderá concluir a obra.

Além disso, as empresas assumem a obrigação de cumprir prazos, metas e parâmetros técnicos, sob pena de rescisão contratual e responsabilização civil. São delas também a responsabilidade pela correção de eventuais inconformidades, inclusive após a entrega, durante o período de garantia legal. Em caso de falhas, o Ifag e o Estado podem exigir correções imediatas e acionar o seguro.

O novo modelo foi possível graças à Lei Estadual nº 21.670/2022, que criou o Fundeinfra, e à Lei nº 23.291/2025, que reconheceu o Ifag como parceiro legal do Estado. Ambas estão alinhadas à legislação federal e foram submetidas à análise jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO).

Trechos que receberão os investimentos:

  • GO-461 | GO-194 | GO-221 (52,35 km): R$ 108.089.940,82
  • GO-147: Bela Vista-Silvânia (46,26 km): R$ 170.056.613,10
  • GO-178: dois lotes – entroncamento com a BR-364 e o com a GO-306 e entre entroncamento com a GO-306 e o município de Itarumã (Total de 85,4 km): R$ 314.820.727,24
  • GO-180: Entroncamento com a GO-467 e o com a GO-306 (32,88 km): R$ 138.570.338,86
  • GO-206: Entroncamento com a GO-178 e o com a GO-184 (68,37 km): R$ 247.481.181,43
  • GO-220: Entroncamento com a GO-341 e o município de Perolândia (45,2 km): R$ 166.578.626,92

Saiba mais: Caiado anuncia R$ 158 milhões para obras viárias em Rio Verde

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.