sábado, 27 de abril de 2024
Fieg apresenta aplicativo para governos do PR, MT e Aparecida

Fieg apresenta aplicativo para governos do PR, MT e Aparecida

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) elaborou um plano estratégico destinado a balizar o retorno das atividades produtivas dos diversos segmentos da economia, interrompidas para conter o avanço da Covid-19. Por meio de videoconferência, uma equipe da Fieg apresentou o plano aos governos do Paraná e Mato Grosso, além da Prefeitura de […]

16 de abril de 2020

Mabel: “Vamos ajudar aqueles que querem fazer a retomada (das empresas) com responsabilidade”

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) elaborou um plano estratégico destinado a balizar o retorno das atividades produtivas dos diversos segmentos da economia, interrompidas para conter o avanço da Covid-19. Por meio de videoconferência, uma equipe da Fieg apresentou o plano aos governos do Paraná e Mato Grosso, além da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. “Vamos ajudar aqueles que querem fazer a retomada com responsabilidade, sem qualquer custo, exatamente para ajudar a salvar vidas e também os empregos e garantir aos pais de família o sustento de suas casas. A plataforma visar aliar a saúde, em primeiro lugar, mas com a economia também funcionando, senão as mortes no futuro, pós-corona, serão muito mais elevadas do que durante o coronavírus”, enfatizou o presidente da Fieg, Sandro Mabel.

A Fieg investiu cerca de R$ 1,5 milhão na elaboração do projeto, idealizado pelo presidente, Sandro Mabel, e vai disponibilizá-lo gratuitamente às autoridades competentes que desejarem utilizá-lo. A plataforma, que já havia sido apresentada aos governos federal, do Estado do Ceará e da cidade de Campo Grande (MS), está em processo de avaliação para sua aplicação nesses locais.
“Fiquei encantado com a solução apresentada pelo IEL Goiás. Nossa equipe também gostou e elogiou muito a plataforma. Vamos discutir a situação com o governador para termos uma definição o quanto antes”, salientou o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin, que representou o governo paranaense, juntamente com outros auxiliares. Além da equipe de governo, também participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “Parabéns ao IEL Goiás pela iniciativa. A plataforma é fantástica. Se o Governo do Paraná decidir implantar este projeto, a Fiep é parceira e estará ao lado para tudo que for preciso”, afirmou o presidente da Fiep, Carlos Walter.

A plataforma desenvolvida pela Fieg também deixou boa impressão nos representantes da prefeitura de Aparecida de Goiânia. “Gostamos bastante da plataforma. Já estamos fazendo o regramento para ser utilizado e estamos esperando a tomada de decisão (do governo). Queremos voltar com segurança e esta é uma ferramenta que pode nos ajudar muito”, afirmou o secretário de controle interno da prefeitura de Aparecida de Goiânia, que estava acompanhado por uma equipe que vem trabalhando nas questões relacionadas às medidas de prevenção ao Covid19 na cidade. No início da noite, a equipe da Fieg apresentaria o projeto a representantes do governo do Mato Grosso e da Federação das Indústrias daquele estado (Fiemt).

Parte do Projeto para Retomada Responsável dos Negócios, uma plataforma responsiva foi desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IELGoiás), uma das entidades que integram o Sistema Fieg. Ela é usada por meio de telefone celular, desktop, tablet e notebook estabelecendo protocolos sanitários necessários à saúde e segurança no ambiente de trabalho, cruzando informações cadastrais das empresas com dados das Secretarias de Saúde para a liberação do retorno ao trabalho mediante o cumprimento de exigências das autoridades de saúde. O sistema permite que as empresas possam ter autorização defuncionamento de sua atividade econômica por meio de um termo de compromisso, que deve ser impresso e assinado. Nesse documento, a empresa tem de atender a uma série de requisitos sob pena de sofrer sansões determinadas por lei, caso os mesmos não sejam cumpridos.

O empresário deve acessar o sistema, fornecendo um e-mail previamente cadastrado e o CNPJ de sua empresa. O programa filtra a atividade econômica, a região e a operação de acordo com a permissão determinada pelo governo do Estado em conjunto com entidades empresariais. Após a validação de todos os dados, se a empresa se enquadrar nos parâmetros, será disponibilizado para impressão o termo de compromisso personalizado e que deve ser assinado pelo responsável e afixado em local visível.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.