A Mineração Serra Verde deu início ao empreendimento de terras raras em Minaçu, no Norte de Goiás. Em julho, a empresa recebeu a Licença de Instalação, que permite o início da construção da mina, podendo tornar-se o primeiro empreendimento de classe mundial para a produção desses minerais no Brasil. A construção está prevista para ser […]
A Mineração Serra Verde deu início ao empreendimento de terras raras em Minaçu, no Norte de Goiás. Em julho, a empresa recebeu a Licença de Instalação, que permite o início da construção da mina, podendo tornar-se o primeiro empreendimento de classe mundial para a produção desses minerais no Brasil. A construção está prevista para ser concluída no segundo semestre do próximo ano e a operação iniciar no final de 2021 ou início de 2022, com a geração de 400 empregos diretos. Já foram investidos cerca de R$ 800 milhões no projeto.
A futura mina terá capacidade para produzir 7 mil toneladas por ano de concentrado de terra raras, equivalentes a cerca de 5% da demanda mundial, com vida útil estimada em 24 anos. Atualmente, a China detém cerca de 90% da produção mundial de terras raras – conjunto de 17 elementos químicos altamente estratégicos. São utilizados como insumos para indústrias de alta tecnologia, ligadas à energia limpa e à telemobilidade, tais como: lasers de aplicação industrial e médica, equipamentos de tomografia, cerâmicas e ligas metálicas especiais e, principalmente, na produção de super-ímãs, componentes essenciais para a produção de veículos elétricos e turbinas eólicas.
“O projeto em Minaçu colocará a região e o País como referência para produção de minerais estratégicos demandados por indústrias de alta tecnologia, oferecendo ao mercado mundial uma nova e importante opção de fornecimento de elementos terras raras no Hemisfério Ocidental, com amplos benefícios para as economias local, regional e nacional”, diz o vice-presidente da Mineração Serra da Mesa, Luciano Borges.
A retomada do projeto segue o decreto do Ministério de Minas e Energia, que classifica a atividade minerária como essencial, uma vez que fornece insumo para as indústrias, desde que obedecidas as diretrizes de segurança dos órgãos responsáveis para conter o avanço da Covid-19. “Para enfrentar este desafio e garantir a segurança de nossos colaboradores e da comunidade em geral ao iniciar as tão esperadas obras do projeto, desde os primeiros momentos, a Mineração Serra Verde vem mantendo um diálogo permanente com as autoridades competentes e implantação de medidas de controle”, afirma Luciano Borges.
Entenda mais
Esses minerais representam uma forte oportunidade de abertura de negócios com outros países, graças às suas características únicas, sua alta demanda por indústrias de alta tecnologia, incrementada nos últimos anos devido às restrições de exportação impostas pelo país asiático, reservando sua produção para o mercado interno.
As terras raras magnéticas e pesadas, por sua vez, englobam sete elementos com características especiais como propriedades magnéticas, altos níveis de resistência ao calor, eficiência energética e leveza, utilizadas para produção de ímãs de alta potência utilizados em motores elétricos e na indústria de turbinas eólicas, telefones celulares, computadores, equipamentos médicos, entre outros produtos.
O depósito encontrado em Minaçu é especial, por sua concentração de argilas iônicas enriquecidas em terras raras, o que propicia maior segurança ambiental na extração e processamento do minério, além de conferir alta pureza (acima de 92%), com qualidade semelhante aos melhores concentrados produzidos na China.
Parabéns Minaçu GO… vai dar tudo certo… Maravilha
Excelente notícia. Renova-se o ciclo da extração mineral que outrora propiciou ao norte de Goiás uma grande movimentação produtiva, gerando grandes riquezas para a região. Abre-se para as novas gerações de profissionais uma extraordinária oportunidade de engajamento e progresso. Dadas às proporções mensuradas, presume-se estar vindo aí um grande avanço não só para o município de Minaçu, mas também para toda a região. É muito animador!
Meu Deus mais uma mina,riquezas do meu Estado.Veja que coincidência primeiro a Mina Grande caso da produção de Amianto .Agora esta nova mina de terras raras só você Cidade Maravilhosa querida Minaçu seu povo esta de parabéns mina grande (MINAÇU)
Bom dia tive o privilégio de presta serviço pra serra Verde na montagem da planta hein Goiânia para teste das amostras
Muito bom, tudo isso tudo, e mas ainda dar imprego pra essa população desisperada por emprego
Esse país bem governado tem a possibilidade a médio prazo ser uma potência,desde que se invista nosso dinheiro aqui,para criar riquezas ao povo brasileiro e não investir em países comunistas…
Que cidade linda , tive o prazer de conhecer minacu . Mesmo sendo a trabalho ,povo acolhedor.
parabens ao governo de goias requiao e o presidente jair bolsonaro trabalhando para o brasil.
Excelente notícia, espero de coração que Minaçu possa viver um novo tempo de prosperidade e que essa mineradora possa trazer grandes benefícios a esse povo que sempre foi vítima de políticos inescrupulosos e incompetentes.
Essa com certeza é uma das melhores notícias para Minaçu dos últimos anos. A cidade precisa. A população merece. E a Região Norte agradece.