sábado, 27 de abril de 2024
Goiás é o 2º em fusões e aquisições no Centro-Oeste

Goiás é o 2º em fusões e aquisições no Centro-Oeste

No ano passado foram realizadas 11 fusões e aquisições de grandes empresas em Goiás, colocando o Estado em segundo lugar neste ranking da Região Centro-Oeste.

17 de fevereiro de 2022

No ano passado foram realizadas 11 fusões e aquisições de grandes empresas em Goiás, uma a mais em relação à 2020, colocando o Estado em segundo lugar neste ranking da Região Centro-Oeste. A liderança é do Distrito Federal, com 18 operações. No total, foram 47 fusões e aquisições na região em 2021, aumento de 51,6% na comparação com o ano anterior.

O número das operações na região corresponde a 2,4% das 1931 transações realizadas no ano passado em todo o País, tendo São Paulo no topo deste ranking, com 1160 transações. Os dados são da KPMG em pesquisa realizada trimestralmente sobre fusões e aquisições.

“O Centro-Oeste continua mostrando força e está alinhado com o crescimento nas operações também registrado em outras regiões. Há sinais de recuperação da economia brasileira e, se isso se confirmar, a expectativa é que as operações de fusões e aquisições continuem avançando”, afirma Ray Souza, sócio de mercados regionais da KPMG no Brasil.

A pesquisa da KPMG destacou ainda que as operações de fusões e aquisições no Brasil encerraram 2021 com desempenho recorde, registrando ao todo 1.963. Essa marca supera em 59% o total de 2019 que era, até então, o melhor ano da série histórica, com 1.231 negociações. Os resultados de 2021 consolidam o ano passado como o melhor período desde 1996, ano em que a pesquisa foi iniciada pela KPMG.

“Consolidam a tendência de investimento em transformação digital e inovação protagonizados pelas companhias brasileiras e multinacionais, que têm feito aportes estratégicos em diversos segmentos de negócios. Isso indica ainda que a confiança em negócios relacionados com inovação permanece em uma rota crescente junto a investidores estratégicos e financeiros desde o início da pandemia, em 2020”, ressalta o sócio-líder de do M&A Proprietário da KPMG no Brasil, Luis Motta.

O estudo indicou ainda que o último trimestre do ano passado também registrou recordes, com 602 negócios concluídos. Mantendo a tendência de alta observada nos últimos meses, este foi o melhor trimestre da história em qualquer tipo de comparação e ainda apresentou um forte crescimento em comparação aos trimestres anteriores de 2021 (respectivamente, do primeiro ao penúltimo, 375, 429 e 557).

Ranking 2021 – Centro-Oeste

  • Distrito Federal: 18
  • Goiás: 11
  • Mato Grosso: 12
  • Mato Grosso do Sul: 06

Total: 47

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.