segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiás lidera abertura de empresas no Centro-Oeste

Goiás lidera abertura de empresas no Centro-Oeste

Os números posicionam Goiás como a oitava unidade da Federação que mais empresas abriu entre janeiro e junho deste ano.

14 de julho de 2022

Goiás é o oitavo no País onde mais empresas foram abertas neste ano.

Goiás é o Estado da região Centro-Oeste que mais registrou abertura de empresas nos primeiros seis meses deste ano. Foram 79.595 novos negócios, o que representa 11,1% de todos os estabelecimentos registrados em Goiás, que tem atualmente 716.941 empresas. Os dados são do Painel Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, que traz um balanço geral da situação empresarial em todo o País.

No mesmo período, 29.911 empresas goianas foram fechadas, o que garantiu um saldo positivo de 49.684 empresas no primeiro semestre deste ano. A natureza jurídica mais praticada em Goiás é a de Empresário Individual, com 473.079 registros no total e 63.111 apenas nos seis primeiros meses de 2022.

Os números posicionam Goiás como a oitava unidade da Federação que mais empresas abriu entre janeiro e junho deste ano. São Paulo lidera entre os estados com maior número de empresas ativas, com mais de 5,6 milhões, e também foi o que registrou o maior número de empresas abertas no primeiro semestre de 2022: mais de 596 mil.

É seguido por Minas Gerais, com 2,10 milhões no total e mais de 212 mil empresas abertas entre janeiro e junho deste ano, e, na sequência, aparecem Rio de Janeiro, com 1,75 milhão no total e 168 mil novas empresas em 2022.

Novos negócios no Brasil

Em todo o País, foram abertas mais de 2 milhões de empresas entre janeiro e junho de 2022, o que comprova a retomada do empreendedorismo nas diversas regiões. O número de empresas extintas no primeiro semestre foi de cerca de 830 mil. Isto gerou um saldo positivo de 1,19 milhão de novos negócios em atividade neste ano no Brasil, que conta atualmente com mais de 19,61 milhões de empresas ativas.

O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios é o mais numeroso no Brasil, com mais de 1 milhão de empresas ativas. O ramo dos cabeleireiros, manicures e pedicure aparece em segundo lugar, com 799 mil, seguido de promoção de vendas (539 mil), obras de alvenaria (512 mil), comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios — minimercados, mercearias e armazéns (461 mil), lanchonetes, casas de chá, sucos e similares (436 mil) e restaurantes e similares (388 mil).

Leia também: Goiás é o 2º estado mais ágil para a abertura de empresas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.