terça-feira, 30 de abril de 2024
Goiás é o 8º maior produtor de laranjas no Brasil

Goiás é o 8º maior produtor de laranjas no Brasil

A produção goiana deste ano deve crescer 2%, para cerca de 158,5 mil toneladas, enquanto a nacional deve cair 2,6%.

4 de setembro de 2022

Com uma produção de quase 160 mil toneladas, Goiás conquista a oitava posição no ranking nacional de maiores produtores de laranja do País. Os dados são do IBGE. A produção goiana deste ano deve crescer 2%, para cerca de 158,5 mil toneladas, enquanto a nacional deve cair 2,6%, por fatores sazonais. Área plantada e produtividade média também têm perspectiva de alta em Goiás: 0,5% e 1,5%, respectivamente.

Apesar disto, Goiás representa apenas 1% da produção nacional de laranja. Conforme a estimativa do IBGE, o Brasil deve produzir 16,5 milhões de toneladas neste ano, sendo o maior produtor do mundo da fruta. E São Paulo responde por 75% do total da produção nacional. Minas Gerais produz 6% e Paraná, 4%.

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) aponta que o País responde por 79% de todo o suco da fruta comercializado no mundo. O Brasil exporta suco de laranja principalmente para a União Europeia, que responde por cerca de 65% dos embarques brasileiros, seguida pelos Estados Unidos, com aproximadamente 20%. Entre outros importantes importadores aparecem Japão e China, com cerca de 5% cada.

“O Brasil é um grande produtor e exportador de laranja e a produção está basicamente concentrada em São Paulo. Mas, Goiás está ampliando sua representatividade na cultura, inclusive indo na contramão da tendência nacional para este ano”, diz o secretário estadual da Agricultura, Tiago Mendonça. Os municípios goianos que mais se destacam na produção de laranja são Itaberaí, Caldas Novas, Hidrolândia e Catalão.

Saiba mais: Goiás deve se firmar como quinta maior potência do agronegócio

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.