quinta-feira, 2 de maio de 2024
Santander: PIB de Goiás deve crescer 3,4% em 2022

Santander: PIB de Goiás deve crescer 3,4% em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás deve registrar crescimento de 3,4% em 2022, desempenho superior ao esperado para a média do Brasil, de 2,6%.

20 de setembro de 2022

Gabriel Couto: PIB industrial goiano deve ter elevação de 2,5% este ano

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás deve registrar crescimento de 3,4% em 2022. Trata-se de um desempenho superior ao esperado para a média do Brasil, de 2,6%. A estimativa faz parte de estudo especial do Departamento Econômico do Santander sobre economia regional.

Para o período de 2020 a 2023, a média do PIB no Centro-Oeste terá alta de 3,8% no acumulado de 2022. A região, beneficiada pelo agronegócio, em média sofreu menos os impactos da pandemia. O levantamento contém projeções do banco por estados e regiões do País.

Nos cálculos de Gabriel Couto, economista do Santander e autor do estudo, a agropecuária teve bom desempenho no Centro-Oeste em 2020, em razão da safra recorde, mas sofreu em 2021 em razão da quebra da safrinha de milho. Diante da tendência de ciclo favorável para as commodities e a normalização em 2022, a região deve manter crescimento no ano.

Agropecuária e indústria

A estimativa para Goiás é de elevação de 0,7% no setor agropecuário no período, menor índice entre os estados do Centro-Oeste. Já o PIB industrial goiano deve ter elevação de 2,5% este ano, comportamento pouco inferior ao esperado para o segmento na média da região (2,9%). Por outro lado, o Santander estima que a atividade dos serviços vai aumentar 4,2% este ano no Estado, o que seria o segundo melhor desempenho na região, só perdendo para o Mato Grosso (5,8%).

Couto explica que o cenário de retomada em 2021 se consolidou em todas as regiões do país, com reabertura da economia e recuperação no setor de serviços. Em 2022, a continuidade da reabertura seguiu impulsionando a atividade, apesar da expectativa de desaceleração no segundo semestre – consequência do aperto monetário. “Ainda assim, setores menos sensíveis ao ciclo, como agropecuária, devem continuar contribuindo positivamente por um período mais longo”, complementa.

Saiba mais: PIB de Goiás cresce 5,7% no segundo trimestre

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.