domingo, 5 de maio de 2024
Vendas de carros e motos crescem em Goiás

Vendas de carros e motos crescem em Goiás

As vendas de automóveis e comerciais leves novos subiram 10,2% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, em Goiás.

14 de outubro de 2022

As vendas de automóveis e comerciais leves novos subiram 10,2% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, em Goiás. Foram emplacadas 6.364 unidades, contra 5.772 em setembro do ano passado. Os dados são do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores de Goiás (Sincodive-GO). Segundo o levantamento, a comercialização de motos cresceu 6,8% no período comparado, enquanto a de caminhões e ônibus registrou pequeno crescimento de 0,1%.

O diretor executivo do Sincodive-GO, Lincon Vargas da Silva, diz que as vendas de motocicletas somaram 4.762 unidades em setembro. As de caminhões e ônibus somaram 544. Para ele, o resultado dá sequência à reação do mercado automotivo, que vinha sofrendo com a falta de carros em decorrência de problemas com a escassez de componentes eletrônicos.

Já a queda de 15% nas vendas de automóveis e comerciais leves em setembro quando comparadas às de agosto deste ano está relacionada ao menor de dias úteis de cada mês: 21 em setembro e 23 em agosto. Entretanto, a comercialização de motos subiu 5,3% e a de caminhões e ônibus, 3% no mesmo período.

Motos

A propósito, o mercado de motocicletas não tem o que reclamar. As vendas cresceram 20,4% de janeiro a setembro deste ano quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Foram emplacadas 35.829 motos contra 29.744 nos nove primeiros meses de 2021.

A expectativa do Sincodive-GO é que o setor de veículos novos encerre o ano com número de emplacamentos próximos da estabilidade ou levemente positivo. Isso na expectativa de melhora no fornecimento de componentes eletrônicos e nas paradas de produção nas montadoras tornarem-se menos frequentes. A redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também ajuda a dar sustentação ao mercado em meio ao impacto dos juros mais altos nos financiamentos.

Leia também: Comércio goiano deve criar 4 mil empregos temporários

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.