terça-feira, 5 de novembro de 2024
Parceria para comprar imóvel com mais segurança

Parceria para comprar imóvel com mais segurança

Parceria também visa esclarecer as diferenças entre a aquisição de um imóvel por cooperativa e de uma empresa do mercado imobiliário.

8 de novembro de 2022

Luís Alberto, da OCB/GO: parceria também fortalecerá o mercado imobiliário em Goiás

Oferecer mais segurança aos compradores de imóveis na planta e para o setor imobiliário goiano como um todo. Este é o principal objetivo do Selo de Conformidade para Cooperativas Habitacionais. Foi lançado nesta terça-feira (8/11) pelas entidades do Fórum Goiano de Habitação (Ademi, Secovi, Sinduscon e ADU) e o Sistema OCB/GO. Além de uma cartilha com orientações relativas à aquisição de imóveis construídos por cooperativas, incorporadoras e loteadoras.

A parceria entre as entidades teve início em julho deste ano. Foi quando começaram a ser definidas ações conjuntas para coibir falsas cooperativas e proporcionar mais segurança ao setor imobiliário. Ademais, o trabalho também tem o intuito de esclarecer as diferenças entre a aquisição de um imóvel pelo sistema cooperativo e de uma empresa do mercado imobiliário.

“Vamos proteger as cooperativas habitacionais idôneas e combater as que atuam de forma irregular, por meio da expedição de um selo de conformidade com as normas cooperativistas. Também fortalecemos o mercado ao trazer mais segurança ao consumidor e às boas empresas que atuam no setor habitacional, sejam elas cooperativas ou incorporadoras”, destacou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Tomada de decisão

“A iniciativa visa levar aos adquirentes e investidores informações técnicas e legais que poderão esclarecer dúvidas recorrentes e que impactam na tomada de decisão tão importante, como é a aquisição de um imóvel. Uma vez que, em média, o brasileiro adquire um único imóvel durante a sua vida”, informa Felipe Melazzo, superintendente da Ademi-GO.

O Procon Goiás tem tido um papel fundamental nesse tipo de iniciativa, pois deixa de ser eminentemente autuador e passa a cumprir dois papéis importantes. “Para o setor produtivo, passa a chancelar o empreendedorismo que segue a legislação. Para o consumidor, serve como um orientador, para que tenha seus direitos garantidos e não seja enganado. Todos ganham com esta pareceria”, frisou o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Alves.

O trabalho conjunto já apresenta resultados antes mesmo de ser oficializado com o lançamento do selo e da cartilha. Em julho, apenas quatro cooperativas habitacionais estavam registradas na OCB/GO. Agora já são dez e outras sete estão em processo de registro. “Recebemos muitas ligações, fizemos videoconferências com representantes de cooperativas de outros Estados e recebemos neste lançamento a visita de um representante da OCB nacional, que afirmou ser este um modelo que merece ser replicado”, destacou Luís Alberto Pereira.

Mais: Saiba quais são os bairros mais caros de Goiânia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.