sexta-feira, 3 de maio de 2024
BC deve manter elevada a taxa básica de juros

BC deve manter elevada a taxa básica de juros

A expectativa para a primeira reunião do Copom no governo Lula é de manutenção na taxa básica de juros do País.

30 de janeiro de 2023

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça e quarta-feira (1/2). A expectativa para a primeira reunião do Copom no governo Lula é de manutenção na taxa básica de juros do País, a Selic, a 13,75% ao ano. Apesar do aumento nas projeções de inflação apontado pelas últimas edições do Boletim Focus, o mercado não espera por elevações na Taxa Selic.

“O Banco Central apontará para uma piora em suas projeções de 2023 e 2024. Isso encomenda um tom duro ao seu comunicado, que deverá reforçar o compromisso com as metas de inflação. Além de sinalizar a deterioração das expectativas fiscais”, destaca a Ativa Investimentos.

A principal aposta no mercado é de quando o Banco Central deve começar a reduzir a Selic. Para Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, caso o cenário se mantenha benigno, os cortes na taxa de juros devem ocorrer a partir de agosto. “Os próximos meses serão importantes para entendermos a dinâmica da inflação e do juro. Caso as perspectivas se mantenham, a nossa expectativa é de que a autoridade monetária realize os primeiros cortes na Selic em agosto deste ano”, afirma.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do País, subiu de 5,48% para 5,74% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus desta segunda-feira (30/1), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

A previsão para 2023 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

Saiba mais: Inflação desacelera em Goiânia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.